CULTURA

Moedas do tempo do Império doadas à Casa da Memória

O jornalista Paulo Borges Filho fez a entrega das moedas na Casa da Memória e IHGVV.

Em 28/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Os interessados em doar documentos ou peças de relevância histórica podem entrar em contato com o Instituto pelo telefone (27) 99981-6098.

Nessa quinta-feira (27), o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV), Lauro Rodrigues, receberam a doação do jornalista Paulo Borges Filho.

“Estas moedas eram do meu avô, Francisco Duarte Filho. Fico feliz em doar este pequeno acervo de 12 moedas e duas botoeiras para o IHGVV e Casa da Memória”, disse o jornalista.

Os interessados em doar documentos ou peças de relevância histórica podem entrar em contato com o Instituto pelo telefone (27) 99981-6098.

“Se todos tivessem a mesma iniciativa, nós estaríamos com um acervo ainda mais rico à disposição da população”, concluiu o presidente do IHGVV, Lauro Rodrigues. 

Para o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, preservar bens históricos é fundamental para o fortalecimento da identidade canela-verde. Demonstra o interesse em perpetuar a nossa memória. Isso é fundamental para prepararmos as novas gerações, no momento em que estamos caminhando para o quinto centenário da colonização espírito-santense.

"Proibida irculação de veículos pesados no sítio histórico da Prainha"

Desde o dia 22 de junho de 2001, é proibida a circulação de veículos de cargas pesadas no sítio histórico da Prainha. A proibição foi provocada por iniciativa popular, com o objetivo de proteção histórico/cultural do berço da colonização do solo espírito-santense. No local, repousam muitos monumentos com traço da descoberta do Espírito Santo. 

Na época, moradores relataram trincas e rachaduras em imóveis como a Igreja do Rosário, a mais antiga igreja em funcionamento do país, a Casa da Memória e o Museu Homero Massena. 

Foi assinado e publicado então o Decreto nº 161, que protege, além do Sítio Histórico, os bairros Centro, Glória e Praias da Costa, ltapuã e Itaparica da circulação de veículos pesados.

O itinerário das linhas de ônibus do transporte público municipal sofreu alteração e deixou, na época, de operar no Sítio Histórico. 

Segundo a legislação municipal, no Centro da cidade, incluindo o sítio histórico da Prainha, nos dias úteis, das 11 às 19h, e aos sábados, de 8 às 19h, é proibida a circulação de veículos com mais de 10 toneladas, mesmo vazios. Aos domingos e feriados, não há restrições.

Já os veículos acima de 16 toneladas, mesmo vazios, são proibidos de circular nessas áreas da cidade, em qualquer horário.

Sítio histórico

Com o intuito de preservar o patrimônio cultural, histórico, religioso e paisagístico de Vila Velha, a Lei nº 5.657, publicada no dia 9 de outubro de 2015, criou o sítio histórico da Prainha. Nessa área da cidade, o impacto do trânsito de veículos pesados acarreta prejuízos irreparáveis às construções e ruas de valor histórico. 

A trepidação causada pelos veículos pesados pode provocar a desestabilização das estruturas das edificações, principalmente as estruturas autônomas de madeira e, consequentemente, nas alvenarias, com a formação de fissuras, trincas, escorregamento de telhas, infiltrações nas paredes e, inclusive, rachaduras.

“Conciliar a mobilidade urbana e a proteção ao patrimônio histórico das cidades surgidas nos tempos coloniais é um grande desafio. A Igreja do Rosário, pórticos de entrada do Convento da Penha, Casa da Memória, Museu Homero Massena, escultura de Frei Pedro Palácios e muitos imóveis seculares sofrem demais quando há muita vibração”, explica o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, Lauro Antônio Souza Rodrigues. 

Iphan 

A partir de provocação de moradores da Prainha, por meio de ofício à prefeitura e comunidade, em 2007 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) informou que a retirada do tráfego de veículos pesados na região “deve ser encarada como uma medida de interesse, pois contribui não só para a integridade do bem tombado como para a preservação da ambiência do conjunto arquitetônico e urbano do Sítio Histórico da Prainha”.

“Em novembro de 2006, recolhemos assinatura dos moradores e encaminhamos nosso posicionamento para o IPHAN e Prefeitura de Vila Velha, demonstrando a nossa preocupação com o surgimento de rachaduras nas paredes internas e externas da Igreja do Rosário, uma das mais antigas do país”, informa o pesquisador e morador da Prainha, Gether Lima. (Com informações da Semco/PMVV)

Leia também:

Vila Velha transforma pontos viciados de lixo em belos jardins
Vila Velha abre portas para trabalho formal ou empreendedor
Prefeito de Vila Velha visita obras nos bairros da Região 5
Vila Velha vacinará mais de 10 mil pessoas com Coronavac
Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha

TAGS:
AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA