CIDADE

Monumento artístico "Vitória 360º" recebe uma intervenção

Criado por Zota Coelho e inaugurado em 2017, o monumento Vitória 360º está de cara nova

Em 20/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O monumento que possui 2,5 metros de altura e 12 de comprimento além de novas cores, exibe, agora, importantes símbolos não só de Vitória como da cultura capixaba.

Localizado na Enseada do Suá, criado por Zota Coelho e inaugurado em 2017, o monumento “Vitória 360º” está de cara nova. Quem passa pelo local se encanta com as novas cores quentes que revestem um dos cartões postais mais famosos da capital.

“Para realizar esse trabalho eu empreguei a técnica de pintura mural. A escolha das cores foi justamente para chamar mais a atenção de quem transita por ali”, explica o artista responsável pela intervenção, Nicholas Marcos Duarte do Nascimento.

O monumento que possui 2,5 metros de altura e 12 de comprimento além de novas cores, exibe, agora, importantes símbolos não só de Vitória como da cultura capixaba. Quem for ao local poderá visualizar pontos como a Basílica de Santo Antônio, a Catedral de Vitória, o relógio da Praça Oito e até mesmo uma homenagem à tradicional moqueca capixaba.

“Nada melhor do que colocar os grandes ícones da nossa cidade e do nosso estado. Nós precisamos valorizar as riquezas que temos aqui. A resposta da sociedade tem sido muito positiva. As pessoas têm se reconhecido enquanto cultura naquele grande mural” relata Nicholas artisticamente conhecido como “Nico GDT”.

“Ao todo foram gastos quatro dias de trabalho. O maior desafio foi mesmo o calor, já que a execução da obra aconteceu no período de verão. A gente não conseguia ficar muito tempo no local”, detalha o autor da intervenção.

O Monumento

O monumento “Vitória 360º”, que completa em 2022 cinco anos, é uma escultura anamórfica (que causa a impressão de estar mudando de uma forma para outra, ou impressão de movimento) em concreto armado revestido, em argamassa pintada e que forma o nome “Vitória” em determinado ponto de observação.

O designer Zota explica que a obra foi pensada como algo diferente para que pudesse ser visto, frequentado e fotografado pela sua originalidade e efeito provocado a cada novo olhar.

Originalmente o monumento foi doado à municipalidade todo “em branco” e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), periodicamente, por meio de editais, escolhe o artista que fará a próxima intervenção. (Secom/PMV)

Leia também:

> ​Prefeitura de Vila Velha realiza o primeiro Leilão Público 2022
Procon de Vila Velha terá atendimento no Centro Integrado
Serra promove um programa de regularização fundiária
Prefeitura de Aracruz vai investir na segurança das escolas
Nível do Rio Doce recua e famílias vão retornar para suas casas
Limpeza na praia da Sereia retira mais de 80 quilos de lixo
Ambulantes: atenção para o prazo de recadastramento 2022
> Fafi abre 45 vagas para Dança e Teatro nesta quinta-feira (13)
Vigilância Sanitária e Procon fazem ronda nos balneários
Rio Doce atinge 5,26 metros e Defesa Civil monitora famílias
Prefeitura de Vila Velha fará Lei que trata da Poluição Sonora

TAGS: 
VITÓRIA | MONUMENTO | VITÓRIA 360º | NOVAS CORES | ESCULTURA