CIDADANIA

Moradoras de Serra fabricam e doam máscaras de proteção

Elas transformam o tempo disponível, em uma ação de amor ao próximo.

Em 21/04/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMS

A professora da Rede Pública Municipal de Ensino, Loanda Borlot, e  a Artesã, Marta Massariol, moradoras de Serra, região Metropolitana da Grande Vitória, estão transformando o tempo disponível durante o período de isolamento social, em uma ação de amor ao próximo. Elas estão confeccionando máscaras de tecido, usadas como proteção contra o novo coronavírus, e doando para as pessoas que precisam.

Elas começaram há, aproximadamente, duas semanas e já confeccionaram cerca de 220 unidades. 

Loanda Borlot conta que aprendeu a fazer as máscaras, inicialmente, para serem doadas para o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), em Vitória, instituição que cuida de pessoas com câncer, onde ela é voluntária, e já foram destinadas 65 unidades.

A partir de então, as pessoas vizinhas ficaram sabendo da ação e passaram a nos procurar, algumas com o objetivo de nos ajudar, enquanto outras, a procura das máscaras prontas.

"Eu e Marta começamos a fazer também para colegas de trabalho e percebemos que a procura era grande. Então decidimos doar nosso tempo para ajudar a quem precisa, com ou sem dinheiro, neste momento tão difícil. Muitas pessoas já nos ajudaram, assim como, muitas pessoas já se beneficiaram dessa ação", disse Loanda.

A professora disse ainda que a instituição Cidade do Garoto, localizada em Serra, promoveu uma campanha para arrecadar máscaras de proteção, que serão utilizadas pelas pessoas que lá trabalham.

“Ficamos sabendo que a Cidade do Garoto organizou a campanha e já estamos fazendo a doação de vinte unidades.”

As voluntárias produzem as máscaras com material doado e também aceitam doações em dinheiro. Muitas pessoas querem comprar as máscaras e o dinheiro da venda é todo investido na aquisição de materiais para fazer mais unidades.

Todas as encomendas vão acompanhadas de um bilhete com uma mensagem de afeto e otimismo para quem vai receber.

"Nosso objetivo é contribuir com o bem-estar das pessoas. Além de ajudar na proteção, queremos levar amor e esperança, pois tudo isso vai passar", finalizou Loanda.

Quem desejar apoiar e ajudar essa ação voluntária, comprando o equipamento de proteção, o valor é R$ 5 por unidade. O auxílio a esse trabalho também pode ser feito por meio da doação de tecido 100% algodão, que inclusive pode ser de lençol ou alguma roupa usada, linha de costura e elástico fino. 

Serviço

Ateliê das Fofuras - confecção de máscaras de tecido
Contatos: Loanda Borlot: 27-99894.4074 ou Marta Massariol: 27-99860.7871 
Doações: tecido, linha e elástico
Compra: R$5 por unidade. Aceita dinheiro e PicPay: loanda.borlot (Com informações da Prefeitura de Serra)