MEIO AMBIENTE

Moradores de Serra aprendem a fazer a coleta seletiva do lixo

Tem sido cada vez mais importante e necessário falar sobre o descarte correto de resíduos..

Em 04/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Freepick

A Sese realiza, dentro do programa Serra Cidade Limpa e Saudável, campanhas regulares de conscientização e educação quanto à destinação do lixo.

Você sabe quanto tempo uma garrafa pet leva para se decompor? E uma fralda descartável ou um pedaço de tecido? Uma caixa de leite ou uma garrafa de vidro? Segundo a organização não governamental ambiental Greenpeace, entre os itens citados, a média para que desapareçam do planeta varia entre seis meses e 1 milhão de anos. 

Tem sido cada vez mais importante falar sobre o descarte correto de resíduos. Diante desse cenário, a Secretaria de Serviços de Serra (Sese) realiza, dentro do programa Serra Cidade Limpa e Saudável, campanhas regulares de conscientização e educação quanto à destinação do lixo produzido nas residências e comércios. 

Para o secretário de Serviços, Enio Bergoli, essa é a principal meta do programa.

“O Serra Cidade Limpa e Saudável foi criado para manter o município organizado, bom para se viver, trabalhar e descansar. Mas, mais importante do que isso, é a população evitar o acúmulo de lixo nas calçadas, praças e vias públicas e ainda ajudar a quem precisa, já que com a coleta seletiva conseguimos ajudar famílias que dependem da reciclagem”, destacou Enio Bergoli. 

LEV

A coleta seletiva é simples de ser feita e gera renda para muitas famílias. No município de Serra, funciona o modelo em que os moradores se deslocam até um Local de Entrega Voluntária (LEV) e depositam o material reciclável seco. Ao todo, o município conta com 111 LEVs, localizados em vias públicas e em unidades da rede municipal de ensino. 

Alguns condomínios residenciais possuem espaços separados para o lixo úmido, que não pode ser reciclado, e o lixo seco, que pode e deve ser reciclado. Veja abaixo alguns exemplos de lixo úmido e lixo seco.

Lixo úmido
- Restos de alimentos;
- Cascas de frutas e verduras; 
- Plásticos e papéis engordurados;
- Bitucas de cigarro;
- Cotonetes;
- Papel higiênico;
- Absorvente íntimo;
- Copo, prato quebrados;
- Fralda descartável.

Lixo seco
- Jornal, papelão, papel dobrado ou cortado (não amassado);
- Garrafas pet;
- Latinhas;
- Vidros (garrafas e embalagens de bebida, alimentos em conserva);
- Plásticos (sacolas, copos, embalagens de material de limpeza, copos de iogurte);
- Caixas longa vida (caixas de leite, suco, iogurte, leite condensado);
- Sucata e metais (pregos, parafusos, panelas, canos).

Como separar o lixo em casa

Quem não mora em condomínio pode fazer a separação em casa normalmente. A Sese orienta para que a separação do que pode e o que não pode ser reciclado aconteça assim que o produto for consumido.

“Tenha no seu quintal, varanda ou área de serviço, duas lixeiras para já descartar o lixo no seu local certo. O lixo seco já deve estar limpo para não contaminar o que pode ser reaproveitado, explicou o secretário Enio.

Associações de Catadores

Atualmente, três Associações de Catadores são beneficiadas com a coleta seletiva na Serra: Abrasol, em Planalto Serrano, Recuperlixo, no bairro Jardim Tropical e Amarvila, localizada em Vila Nova de Colares. Todos os associados dependem da reciclagem para sobreviver, por isso, além de contar com o suporte da prefeitura da Serra, é preciso que a população ajude, fazendo o descarte adequado para evitar desperdícios.  (Com informações da Secom/PMS)

Tempo de decomposição

Material 

Tempo de decomposição

Papel  

de 3 meses a vários anos

Ponta de cigarro

de 3 meses a 20 anos 

Tecido

de 6 meses a 1 ano

Madeira pintada

de 13 a 14 anos

Sacos plásticos

de 30 a 40 anos

Plástico

450 anos

Fralda descartável

600 anos

Alumínio 

de 80 a 1000 anos

Vidro 

de 4 mil a 1 milhão de anos

Borracha

tempo indeterminado

Fonte: Greenpeace