SAÚDE

Morte de jovem em SP não foi causada por vacina da Pfizer

A morte da adolescente de 16 anos não foi causada pela vacina da Pfizer, aponta estudo.

Em 18/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Carla Cleto/G1

Dentre os 70 profissionais que participaram do diagnóstico, estavam especialistas em Hematologia, Cardiologia e Infectologia.

A morte de uma adolescente de 16 anos em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, não foi causada pela vacina da Pfizer, aponta estudo feito por 70 especialistas e divulgado nesta sexta-feira, 17, pela Secretaria de Estado da Saúde. O diagnóstico apontou que a causa do óbito, sete dias após a jovem ser imunizada, foi uma doença autoimune, grave e rara, conhecida como Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PPT).

Segundo comunicado divulgado pelo governo de São Paulo, a doença não tem “uma causa conhecida capaz de desencadeá-la” e “não há como atribuir relação causal” entre ela e as vacinas de RNA mensageiro, como é o caso da Pfizer. A adolescente morreu no último dia 7, exatamente uma semana após receber o imunizante da Pfizer.

“As vacinas em uso no País são seguras, mas eventos adversos pós-vacinação podem acontecer. Na maioria das vezes, são coincidentes, sem relação causal com a vacinação. Quando acontecem, precisam ser cuidadosamente avaliados”, explica Eder Gatti, que coordenou esta investigação e atua no Centro de Vigilância Epidemiológica e no Instituto Emílio Ribas.

Dentre os 70 profissionais que participaram do diagnóstico, estavam especialistas em Hematologia, Cardiologia, Infectologia, médicos dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) do Estado e representantes dos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estadual também contribuiu para a análise.

O caso da adolescente foi usado como uma das justificativas do Ministério da Saúde para recomendar a suspensão da imunização em adolescentes sem comorbidades na quinta-feira, 16. A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entretanto, manteve a recomendação de vacinação neste grupo, com base em evidências científicas avaliadas e aprovadas pelo órgão.

Segundo o governo do Estado, a divulgação do caso foi feita de “forma intempestiva” pelo Ministério da Saúde e os resultados da análise serão submetidos à Anvisa. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Cidades mineiras passam a fazer parte de ensaios da ButanVac
Fiocruz avalia efetividade da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer
Covid-19: número de casos e óbitos tem maior queda em 2021
Capital paulista registra 629 novos casos da variante Delta
Vitória recebe oxímetros de pulso como doação da Alfândega
Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal
Estados irão manter vacinação de adolescentes, diz Conass
Covid-19: vacinação em adolescentes é mantida em Cariacica
Ministério recomenda suspensão da vacinação de adolescentes
Prevent Senior teria ocultado mortes em estudo do kit covid
Campanha diz que família tem palavra final na doação de órgãos

TAGS:
ADOLESCENTE | MORTE | PFIZER | SÃO PAULO | COVID-19 | VACINAÇÃO