EDUCAÇÃO

Mostra de Robótica apresenta novas possibilidades a alunos

A Mostra de Robótica é uma parceria entre a Secretaria de Educação de Vitória com o Ifes.

Em 17/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Brunella França/PMV

Ao todo, serão 400 estudantes dos 8º e 9º anos das escolas de ensino fundamental de Vitória envolvidos no projeto.

Eles chegaram ao auditório um tanto ressabiados, sem saber bem o que esperar de uma Mostra de Robótica na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth. Mas foi só acionar o primeiro robô e as turmas do 8º e 9º ano se levantaram para conhecer mais de perto a novidade.

A empolgação com a atividade, que será ofertada no contraturno escolar a partir de abril, é grande! E já tem meninos e meninas interessados em participar das aulas, dentro do projeto "Robótica Educacional, Fabricação Digital e Metodologias Ativas: (Re)Inventando a Educação", fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).


Foto: Brunella França/PMV

"Gostei muito porque é algo que dá pra usar no dia a dia, ajudar a resolver problemas. Eu já tinha um projeto de montar um robô, agora quero ver se vai dar certo. É algo divertido, intuitivo, muito legal, vou me inscrever", afirmou Nicolas Oliveira Venceslau, do 8º ano.

Quem também já quer participar da turma de Robótica Educacional é a estudante Mirella da Costa, do 9º ano.

"Achei muito legal, a ideia de nós mesmos encontrarmos solução, programar, fazer, eu quero montar um robô! As meninas também têm capacidade, mexer com isso tudo, somos minorias nessa área, mas a robótica também é pra gente", garantiu.

Já pensando no futuro, o estudante Thomas Nascimento Pascoal é mais um que participará da atividade. "Muito diferente, nossa! É algo totalmente novo, algo que a gente não tinha na escola e que pode até levar a uma profissão no futuro. Vou me inscrever e tenho grandes expectativas nesse projeto", comemorou.

Atividade no contraturno

Duas professoras estão à frente do projeto na Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio: Graciela Alessandra Schuwartz e Maria Clara Soares Noguti. São elas as responsáveis por mobilizar os estudantes. A atividade será desenvolvida em dois turnos, matutino e vespertino, com o total de 80 vagas, 40 para cada turno.

As aulas ocorrerão no contraturno escolar, ou seja, os estudantes que estudam pela manhã farão a atividade à tarde. E quem estuda no vespertino terá as aulas de manhã.

"Nós vamos aprender fazendo. Não tenham medo de se inscrever, quem nunca mexeu ou pensou em robótica, venha! Nós vamos trabalhar com raciocínio lógico, resolução de problemas. E, no fim do ano, vamos participar de uma competição com as outras escolas da rede. Serão duas aulas por semana, de duas horas de duração. É um projeto muito, muito, muito legal!", disse a professora Maria Clara.

Para não deixar as meninas para trás e incentivar a participação delas no projeto, a professora Graciela reforçou que a área da tecnologia também é um espaço para elas.

"Nós mulheres somos minorias nesse campo. A própria história diz que nós não somos capazes de trabalhar com a tecnologia. Mas nós somos. E o aprendizado nesse projeto será levado pra vida de vocês, a resolução de problemas, as oportunidades, o despertar para uma nova profissão que talvez vocês não tinham perspectiva. E é muito importante lembrar que o robô é inteligente à medida que nós somos inteligentes também", afirmou.

Compromisso

Introduzir a robótica educacional no cotidiano escolar e fomentar a iniciação científica e a cultura maker são os principais objetivos do projeto "Robótica Educacional, Fabricação Digital e Metodologias Ativas: (Re)Inventando a Educação".

Presente na Mostra realizada na Emef Edna de Mattos, a secretária de Educação de Vitória destacou o quanto é importante o comprometimento dos estudantes com o projeto.

"O projeto de robótica é super diferente, vocês vão descobrir como funciona um robô, como monta, como se resolve uma situação a partir da tecnologia. E nós estamos trazendo isso para a rede pensando no desenvolvimento de vocês, no futuro. Não percam essa oportunidade! Eu vim aqui para fazer um combinado com vocês quem levantar a mão, quem assinar a ficha de inscrição para entrar no projeto, precisa se comprometer, depois não pode rolar a preguiça e desistir. Quem vai fazer esse projeto acontecer são vocês", disse.

A expectativa é grande em torno do projeto de Robótica Educativa. A diretora da unidade de ensino Maria Aparecida Campos ressaltou que a curiosidade já existe nos estudantes.

"A curiosidade tem que ser estimulada o tempo todo para o conhecimento científico. A expectativa é que tenhamos uma boa adesão. A área de tecnologia e do conhecimento científico tem que ser mais difundida, tem que ter mais investimento. A curiosidade do estudante é muito grande, e esse projeto potencializa a curiosidade, abre portas e oportunidades, por isso é importante", pontuou.

Outras unidades de ensino

Ao todo, serão 400 estudantes dos 8º e 9º anos das escolas de ensino fundamental de Vitória envolvidos no projeto. O projeto prevê a instalação de uma estação de robótica na Escola de Inovação, para atender a região do Centro de Vitória, e também a uma extensão dela para quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental. São elas: Emef Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha; Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth; Emef Maria José Costa Moraes, em São José; e Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio.

A próxima mostra será no dia 25 de março, na Emef Alvimar Silva. Por meio da Robótica Educacional, os estudantes são capazes de explorar novas ideias e descobrir novos caminhos na aplicação de conteúdos e conhecimentos adquiridos em sala de aula e na resolução de problemas, desenvolvendo a habilidade de criar hipóteses, examinar soluções, estabelecer relações e obter conclusões.

O projeto de implantação da Robótica Educativa na rede municipal de Vitória foi contemplado no "Edital Nacional de Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação 2021/2022 - Parceria Seme/CCEC E Ifes/CEFOR". (Secom/PMV)

Leia também:

Cursos de idiomas: inscrições terminam nesta sexta-feira (18)
Aracruz anuncia inscrições do curso de redação para o Enem
Serra entrega notebooks aos professores da rede municipal
Cariacica realiza workshop ‘Análise de Dados e Intervenções’
Estudantes poderão escolher a área avaliada no novo Enem
Vitória regulamenta atuação de equipe na Educação Especial
Parceria com Polícia Ambiental promove formação de alunos
Prefeitura de Vitória chama 100 profissionais para a Educação
USP oferece curso gratuito de programação para meninas
Educação de Vitória é destaque no Connected Smart Cities

TAGS:
MOSTRA DE ROBÓTICA | ALUNOS | VITÓRIA | IFES | SEME