CENÁRIO EMPREENDEDOR

Motivação: Onde e como encontrá-la?

Os indivíduos precisam suprir suas necessidades básicas antes de qualquer outra motivação.

Em 10/03/2015 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

Em um recente fórum de debates sobre motivação, ouvi, em determinado momento, que ninguém se motiva. Ou seja: a motivação vem de dentro, é algo intrínseco. Em outro momento, foi colocado que a motivação é algo externo, que vem de fora do indivíduo, ou seja, os fatores irão motivá-lo.

Prefiro acreditar que motivação está relacionada aos dois casos. O ambiente motiva o indivíduo, porém, se ele não está bem consigo e não deseja essa condição, não adianta tentar motivá-lo. Primeiro, as pessoas têm que gostar de si, para depois gostar do mundo. Essa é uma máxima que se aplica à motivação.

Partindo do princípio de que o colaborador está automotivado, tenho algumas considerações: para cada atividade, inconscientemente o colaborador tem seus motivos para executá-la, o que vai gerar uma ação boa ou ruim. Consequentemente, os resultados serão bons ou ruins.

Aí é que aparece a imagem do líder, através dos bons exemplos. O líder é alguém que se comporta verdadeiramente como parceiro e estimula sua equipe a fazer as coisas simples antes de tentar planos mirabolantes de motivação.

Maslow, em sua teoria, apresenta, através da pirâmide, que os indivíduos precisam suprir suas necessidades básicas antes de qualquer outra motivação.

Para alcançar objetivos e realizar sonhos, o colaborador precisa se espelhar e confiar no líder, encontrar motivos para executar as atividades mais simples para depois alçar os maiores voos, os da autorrealização.

Confiança, relacionamento, respeito, sinceridade, transparência, credibilidade, dedicação, saúde, família, finanças, educação, camaradagem e harmonia são princípios básicos do líder para com seus liderados, pois as ações eficazes do comportamento humano contribuem para a satisfação de uma equipe, tornando-a mais comprometida com as metas, objetivos e resultados.

Em qualquer atividade, em qualquer competição, em qualquer resultado, seja na derrota ou na vitória, os seres humanos merecem ser tratados com lealdade, com sinceridade, respeito e reconhecimento.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.