MOTOR

Motoboys devem prestar atenção na manutenção das motos

O delivery tem se tornado ferramenta essencial para milhões de brasileiros.

Em 18/10/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

Motocicletas requerem pneus de alta qualidade, pois eles são responsáveis diretos pelo equilíbrio e aderência.

Um dos principais serviços desde o início do isolamento social no país, o delivery tem se tornado ferramenta essencial para milhões de brasileiros. Com a possibilidade de realizar entregas de compras de supermercados, farmácias, restaurantes, entre diversos outros serviços, a carga horária de motoboys aumentou exponencialmente durante as últimas semanas. Mas esse crescimento exige maior atenção por parte dos motociclistas à alguns itens vitais para o funcionamento da moto. Os cuidados são ainda mais importantes para os profissionais novos no segmento, que encontraram nas entregas uma forma de garantir uma renda durante a crise. 

“Com as medidas de isolamento social, a importância dos serviços de entrega ficou ainda mais evidente. Mas essa nova rotina requer maior atenção dos motociclistas em relação a manutenção da moto, pois algumas peças têm o funcionamento diretamente ligado à sua rodagem. A falta de cuidado pode ocasionar o mau funcionamento de peças, podendo causar panes no veículo, fazendo com que o profissional perca o dia de trabalho ou, ainda pior, sofra sérios acidentes”, explica Fabio de Andrade, analista de produto da Laquila.

Confira a lista de peças que exigem maior atenção

Pneu

Motocicletas requerem pneus de alta qualidade, pois eles são responsáveis diretos pelo equilíbrio e aderência.

“Verificar constantemente as condições dos pneus é vital. Essa conferência pode ser realizada por meio do TWI, relevo que se encontra entre os frisos. O desgaste indica que chegou o momento da troca. Pneus deteriorados ou de baixa qualidade conferem menor aderência, deixando o motociclista propenso a acidentes”, alerta Fabio.

Kit de transmissão

Eessencial para a pilotagem segura, sendo responsável por transportar de maneira eficiente a potência do motor para a roda traseira da motocicleta, o kit de transmissão deve ser verificado diariamente. Com o aumento da quilometragem rodada, pode haver uma fadiga na corrente da peça, criando uma folga que possibilita o desencaixe da corrente ou até mesmo a sua queda, gerando o travamento das rodas e potencial risco de acidentes. Todo kit de transmissão deve possuir selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Filtros de ar, combustível e óleo

O cuidado com a troca dos filtros é fundamental, uma vez que a falta de manutenção dessas peças pode ocasionar riscos para o bom funcionamento do veículo. Cada motocicleta conta com um prazo específico para a troca dos filtros, tendo o tempo de vida útil dos itens determinado de maneira diferente de montadora para montadora.

“Filtros de ar desgastados permitem que impurezas, como poeira e até pedras, entrem em contato com componentes internos do motor, formando um sistema abrasivo, que danifica as peças internas do motor e encurta a sua vida útil. O mau funcionamento do filtro de óleo também é capaz de influenciar no trabalho do motor. A negligência na troca do filtro de combustível possibilita a entrada de impurezas diretamente na linha de alimentação de combustível, podendo entupir esses canais ocasionando o não funcionamento do motor, o que também influenciará diretamente no consumo de combustível”, adverte o especialista.

Lâmpadas de farol, freio e pisca alerta

De funcionamento obrigatório pela legislação de trânsito brasileira, as lâmpadas devem ser verificadas constantemente. A falta de qualquer uma desses itens gera menor visibilidade, trazendo riscos eminentes a segurança. “Não preciso nem lembrar que durante a noite os pedidos via delivery são ainda mais intensos. Ou seja, atenção redobrada para as lâmpadas da moto”, destaca Fabio de Andrade.

Cabos de embreagem, acelerador e freio

Muito importante para a segurança dos motociclistas, cabos desgastados tem grande risco de estourar, colocando a vida do condutor em perigo. “O manuseio pesado da motocicleta indica que chegou a hora da troca dos cabos, manutenção que deve sempre ser feita com o seu mecânico de confiança. Outro ponto relevante é a lubrificação dos cabos, por exemplo, os itens da marca K-CABOS possuem uma proteção interna de nylon, ela é auto deslizante, e por isso não indicada a lubrificação, pois pode causar oxidação, diminuindo a sua vida útil”, completa o especialista. (Por Stphnny Pfaffenzeller Emmerich - P+G Comunicação)