POLICIA

MP de Milão inicia trâmites para pedir extradição de Robinho

Ex-jogador Robinho foi condenado a nove anos de prisão na Itália por violência sexual.

Em 31/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Conforme preveem as normativas da Justiça italiana, o escritório de execução da Procuradoria formulará o pedido de extradição com um mandado simultâneo de prisão internacional nos próximos dias.   

Foi registrado na Procuradoria de Milão nesta segunda-feira (31) o procedimento do pedido de execução de pena contra o jogador de futebol Robinho e seu amigo Ricardo Falco por violência sexual.   

O trâmite começa 12 dias após a confirmação da condenação a nove anos de prisão dada pela Corte de Cassação, última instância da Itália.   

Conforme preveem as normativas da Justiça italiana, o escritório de execução da Procuradoria formulará o pedido de extradição com um mandado simultâneo de prisão internacional nos próximos dias.   

Os atos da instância máxima já chegaram ao MP e o processo de execução está sob liderança da procuradora Adriana Blasco.   

Depois do recolhimento de alguns documentos para confirmar a identidade dos dois condenados, começará a fase de execução com a transmissão do pedido de extradição ao Ministério da Justiça da Itália, a notificação formal às autoridades brasileiras e a emissão do pedido de prisão.   

O Brasil não deve realizar a extradição de Robinho e Falco porque a Constituição do país não permite que os cidadãos sejam enviados para cumprir penas em outras nações, mas com o mandado de prisão internacional em aberto, os condenados podem ser presos se viajarem para outro país que tenha acordos do tipo com a Itália.   

Atualmente, cerca de 70 nações possuem esse tipo de parceria com os italianos, incluindo Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e todos os membros da União Europeia.   

Robinho e Falco foram condenados em primeira instância em novembro de 2017, em segunda em dezembro de 2020 e tiveram a pena confirmada no último dia 19 de janeiro. Ambos foram condenados por violência sexual em grupo contra um jovem albanesa, de 22 anos à época dos fatos, ocorrida em um clube de Milão em 22 de janeiro de 2013. (ANSA)

Leia também:

PF recolhe quinze girafas em resort e prende duas pessoas
PM recebe 40 novas viaturas para reforçar combate ao crime
Segurança: mais dez novos agentes de trânsito para Cariacica
Decon realiza operação e apreende 28 mil unidades de cafés
Show de Maiara e Maraísa tem tiroteio e cinco feridos no RJ
Vitória+Segura: ações de Trânsito na primeira semana do ano
GGIM: Vila Velha registrou queda no índice de crimes em 2021
Polícia Civil orienta registrar ocorrências pela delegacia online
Serra reduz número de roubos a pessoas em vias públicas
PRF inicia Operação Ano-novo nas estradas federais do país
Mega operação vai garantir segurança no ano novo da Serra

TAGS: 
PRISÃO | MILÃO | MEXTRADIÇÃO | CRIME | ROBINHO