NEGÓCIOS

MPF defende rejeição de compra da Oi por TIM, Claro e Vivo

O procurador do MPF defendeu ao Cade a rejeição da venda da Oi para TIM, Claro e Vivo.

Em 09/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Minha Operadora

As negociações foram conduzidas em conjunto, o que demandaria uma atuação do Cade para apurar possíveis condutas anticompetitivas por parte das empresas.

O procurador Waldir Alves, do Ministério Público Federal (MPF), defendeu ao Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a rejeição da venda da Oi para TIM, Claro e Vivo, reforçando os argumentos que haviam sido colocados no fim de semana ao órgão.

De acordo com o procurador, “aspectos formais” demandam a rejeição da operação. Ele citou, por exemplo, cláusulas de exclusividade da venda que constam no plano de recuperação judicial da Oi. Essas cláusulas, falou, vão de encontro a um ambiente de competição.

A divisão dos ativos da Oi, segundo ele, representa uma divisão de mercado, o que deve ser combatido pelo Cade. Os remédios negociados, falou, não impedem fechamento de mercado no setor.

Além disso, o procurador defendeu que apenas a Oi deveria ser beneficiada com a segregação dos seus ativos, e não seus três principais competidores.

As negociações foram conduzidas em conjunto, o que demandaria uma atuação do Cade para apurar possíveis condutas anticompetitivas por parte das empresas.

"A atuação consorciada foi consciente, e há uma clara divisão de negócios. Portanto, há um negócio subjacente que motivou em alteração do modelo de venda de ativos perante os credores”, falou. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

SERRA: Inscritos para curso devem apresentar documentos
Vale inicia obras para eliminar barragem em Itabira (MG)
Serra realiza workshop gratuito para mulher empreendedora
Após chuvas, Vale, Samarco e Usiminas retomam operações
Curso com 500 vagas para quem quer aprender a empreender
Os empresários não podem se omitir da política, diz Schalka
Samarco e credores falham em conversas para fechar acordo
Portocel entra na rota dos navios para movimentar granito
Apenas seis meses após iniciar voos, Itapemirim volta ao chão
Serra entrega o Prêmio Mérito Empresarial ASES 2021

TAGS:
OPERADORA OI | VENDA | TIM | VIVO | CLARO | CADE