ESPORTE CAPIXABA

Mulheres dominam roda de capoeira na Praia da Costa em Vila Velha

Isso é muito importante para a formulação de políticas públicas voltadas a esse segmento.

Em 16/10/2019 Referência JCC, Vandique Magalhães

Foto: Divulgação

O berimbau deu o tom na roda de capoeira realizada no último domingo (13), na Curva da Sereia, na Praia da Costa. A ação foi protagonizada pelo coletivo “Zacimba Gaba”, que reuniu mais de 30 mulheres capoeiristas de várias grupos da cidade. O coletivo é uma das descobertas do projeto “Amocambar” sob a Coordenação de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Governo e Coordenação Institucional do município.

Além de identificar os equipamentos públicos adequados para a prática esportiva, entre outras finalidades, o projeto “Amocambar” também objetiva fazer o mapeamento das entidades no município e dá visibilidade ao trabalho de cada uma.

Durante a roda, a instrutora Sabiá, além de outras mulheres capoeiristas graduadas demonstraram toda a ginga, malemolência e encantamento do esporte afro-brasileiro. Depois de acompanhar a realização do evento, o coordenador de Promoção de Igualdade Racial, Evan Halei, destacou a atividade: “Tudo isso é muito importante para a formulação de políticas públicas voltadas a esse segmento”, enfatizou.