AGRICULTURA

Mulheres fazem sucesso com produtos à base de banana

Mulheres de Cachoeirinha, em Cariacica fazem sucesso com produtos à base de banana.

Em 24/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/PMC

O trabalho desenvolvido pelo grupo começou a partir da criação da Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e hoje sua produção é de mais 2,5 toneladas por ano.

Um dos principais produtos agrícolas da cidade, a banana é a principal fonte de renda de um grupo de mulheres de Cachoerinha, região rural da cidade. O grupo 7M, as Sete Mulheres, produz diversos produtos a partir da fruta, como a banana-passa, banana chips, bombom de banana e farinha de banana.

O trabalho desenvolvido pelo grupo começou a partir da criação da Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e hoje sua produção é de mais 2,5 toneladas por ano. Entre os principais clientes do grupo está uma das maiores redes de chocolate do Espírito Santo, a Le Chocolatier.

De acordo com uma das integrantes do grupo, Vera Lúcia Monteiro Barcelos, o interesse pelo processamento da banana vem da década de 1990. 

"Fizemos um curso de processamento de banana e o grupo sentiu a necessidade de aproveitar aquelas frutas que não eram comercializadas. Começamos com a produção de mariola e banana chips. Depois começamos a produzir a banana-passa e o bombom de banana”, relembrou.

O secretário de Agricultura e Pesca de Cariacica, Nilson Teixeira, disse que o trabalho desenvolvido pelo grupo é importante para fomentar a agricultura de Cariacica e a economia da área rural.

“Mais da metade do território de Cariacica está na área rural e a banana é uma das principais culturas da cidade. A Prefeitura tem desenvolvido ações para fomentar o trabalho de pequenos produtores, agricultura familiar e associações, e potencializar a economia da cidade”, destacou.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação Lúcia Dornellas destaca a potencialidade econômica da região rural de Cariacica.

"A agricultura de Cariacica tem um potencial muito grande e o trabalho desenvolvido pelo grupo de Cachoerinha só evidencia essa vocação. Estamos iniciando um trabalho para mapear toda a cadeia produtiva da banana, o que vai gerar um incentivo para produção, comercialização, cultura e arte advinda da fruta”, disse. (Semco/PMC)

Leia também: 

Brasil deve elevar produção de açúcar com "mix" máximo em 23/24
Viana inaugura importante equipamento para Peróbas
Setor agrícola do Brasil pede R$1,5 bilhão de crédito à Fazenda
Pará confirma caso de vaca louca no interior do estado
Idaf: Espírito Santo está em alerta contra Influenza Aviária
Transporte é ponto desafiador no bem-estar dos bovinos
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada outra vez no ES
Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada
Exposição Agropecuária de Aracruz será em setembro
Linhares lançará programa municipal de incentivo a Pecuária
Parceria entre Serra e Sebrae melhora qualidade da pecuária

TAGS:
CARIACICA | CACHOEIRINHA | BANANA | PRODUTOS | SUCESSO