CULTURA

Mulheres lançam livro sobre violência sexual contra crianças

Grupo de mulheres policiais civis e advogada, lança o livro “Inocência Violada”, em Vitória.

Em 28/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

O evento de lançamento será no Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado, em Vitória, no dia 30 de setembro, com presença das quatro autoras.

Após três anos de um intenso trabalho investigativo envolvendo a análise de casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, quatro capixabas, entre policiais civis e advogada, lançarão, no dia 30 de setembro, quinta-feira, o livro “Inocência Violada”.

Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, Marta Silva Vieira da Costa, Arcangela Pivetta dos Santos e Ariane Rasseli Sfalsini assinam o livro-documento, cujo delicado enredo traz uma coletânea de crônicas sensíveis e busca chamar a atenção para um tema urgente e de reflexão obrigatória: a agressão contra crianças e adolescentes.

Escrita em três partes, a publicação apresenta histórias de fatos criminosos reais que as autoras, todas especialistas em ocorrências desta natureza, tiveram conhecimento enquanto atuavam na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Propositadamente, a narrativa mistura realidade e ficção. O objetivo é proteger seus personagens, sem identificação de vítimas, autores, épocas e locais.

Impactante e atual, o tema é tratado com uma linguagem simples. A ideia é ser de fácil entendimento para toda a população ou, ao menos, à maior parte dela. Ao longo de suas 145 páginas, são revelados importantes sinais e riscos que uma vítima pode correr. Também destrincha os possíveis motivos que levaram a este tipo de violência, a partir do perfil do predador ou abusador sexual – geralmente pessoas acima de qualquer suspeita.

“Todos os dias crianças e adolescentes são abusados. A maioria dos casos acontece no meio familiar ou entre conhecidos, passando, muitas vezes, despercebidos. Daí a relevância da sociedade ter conhecimento sobre este assunto. Saber onde e como acontece essa violência; como a criança ou adolescente se comporta quando é vítima de abuso sexual; quem pode ser o abusador; o papel de quem descobre uma vítima de abuso. São questões importantes e que podem ajudar a identificar situações de violência”, explicou uma das autoras, a Dra. Maria Aparecida Rasseli Sfalsini.

Para ela, é preciso que o tema seja visto como prioridade e que se busque alternativas e soluções para que os abusos não sejam tratados apenas sob o ponto de vista da tipificação e aplicação da lei. “Também é imprescindível oferecer o acolhimento, o carinho e o respeito que essas indefesas vítimas tanto necessitam a fim de mitigar, ao máximo, as graves consequências que a violência provoca em suas vidas”, acrescentou.


O livro contém 145 páginas. Foto: Divulgação

O lançamento será a partir das 16 horas, no Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Espírito Santo (SINDEPES-ES), em Bento Ferreira.

Serviço:
Lançamento do livro “Inocência Violada”
Autoras: Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, Marta Silva Vieira da Costa, Arcangela Pivetta dos Santos e Ariane Rasseli Sfalsini
Data: 30 de Setembro de 2021
Horário: das 16 às 21 horas
Local: Sindicato dos Delegados de Polícia do Espírito Santo, SINDEPES-ES. Rua Aluísio Simões, 570, Bento Ferreira, Vitória.
Páginas: 145

Sobre as autoras

Maria Aparecida Rasseli Sfalsini
Delegada de polícia por 20 anos, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, trabalhou como coordenadora na Defensoria Pública do Espírito Santo de 1999 a 2001. Nascida em Santa Teresa (ES), atualmente faz palestras sobre “violência contra a mulher e contra a criança e adolescente”.

Marta Silva Vieira da Costa
Funcionária Pública Estadual aposentada, nascida em Vitória (ES), foi escrivã da Polícia Civil do ES por 19 anos, em unidades como a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Como presidente da Fraternidade Feminina Acácia Vilavelhense, coordenou, de 2009 a 2011, o projeto “Uma Oportunidade para Muitas”, qualificando mulheres para o mercado de trabalho. Atualmente cursa Ciências Humanas.

Arcangela Pivetta dos Santos
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – no ano de 1999, com experiência na Empresa Vale do Rio Doce; no IFES /ES; na Prefeitura Municipal de Cariacica, nas seguintes áreas: Terceira Idade, Saúde Mental, Projetos de Implantação Habitacional. Atuou como voluntária na Fundação Manoel Passos Barros. Aprovada em concurso público no cargo de Investigadora de Polícia Civil do ES, passou a exercer suas atividades na DPCA - Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, onde desenvolveu um atendimento as vítimas de Abuso Sexual (no período de sete anos), formada no Curso Livre de Formação em Psicanálise Clínica pela ABPC. Atualmente realiza suas atividades profissionais na Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social – SESP. Nasceu na cidade de Vitória/ES, residente no município de Cariacica.

Ariane Rasseli Sfalsini
Advogada, nascida em Colatina (ES), graduada em direito, pós-graduada em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), atuou como juíza leiga pelo Tribunal do Espírito Santo em 2020. Atualmente exerce advocacia na área criminal. (Por Cristiane Pereira de Souza - Mile4)

Leia também:

Farol Santa Luzia reabre para visitação pública nesta terça (28)
Terceiro Gabinete Itinerante da Cultura é realizado em Viana
Exposição Maré Literária estará no museu da Ilha das Caieiras
Serra Sede recebe feira das artes e comidas típicas neste sábado
Casa da Juventude oferece oficina de dança urbana para jovens
Vitória prorroga as inscrições para aulas de dança gratuitas
Feriado com atrações culturais no Parque da Prainha, Vila Velha
Obras de Luiz Natal serão expostas em Linhares nesse sábado (4)
Governo vai elaborar projeto da Galeria Homero Massena
Espírito Santo disputa o Festival Internacional de Cinema
Serra é protagonista na posse da mesa diretoria da Cultura
Vitória divulga aprovados no Edital de Instrutores e Oficineiros

TAGS:
LIVRO | MULHERES | DELEGADAS | ADVOGADA | VIOLÊNCIA | SEXUAL | CRIANÇAS