CIDADE

Município da Serra lança programa cidade empreendedora

Entre as ações propostas estão consultorias e capacitações direcionadas para a gestão pública

Em 09/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

O plano é uma ferramenta estratégica que traz consigo um conjunto de elementos para tomada de decisão que vão apoiar o executivo municipal.

A Serra lança na próxima quarta-feira (13) o programa Cidade Empreendedora. O evento acontecerá na faculdade UCL, em Manguinhos, a partir das 14 horas. No encontro, a Prefeitura da Serra e o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas assinarão um protocolo de intenções para implantar o programa, que prevê um conjunto de ações institucionais orientadas para potencializar a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas em seu território para alavancar o empreendedorismo e promover a melhoria do ambiente de negócios.  

Entre as ações propostas pelo plano de ação do Programa Cidade Empreendedora estão consultorias e capacitações direcionadas para a gestão pública municipal a partir de nove eixos de soluções do SEBRAE-ES, tais como, desburocratização, compras públicas, inclusão produtiva, poder público como indutor da inovação, educação empreendedora, dentre outras.

Mais do que um conjunto de soluções a serem executadas, o plano é uma ferramenta estratégica que traz consigo um conjunto de elementos para tomada de decisão que vão apoiar o executivo municipal na organização de um ambiente de negócios próspero para as micro e pequenas empresas locais.

A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação (Seplae), Juliana Costa, explica que o município já conta com boas medidas que fomentam o empreendedorismo, como os processos automatizados de licenciamento, o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), dentre outras iniciativas.

“Vamos trabalhar no sentido de eliminar gargalos e aumentar a ambiência favorável para o desenvolvimento de bons negócios”, pontua Juliana. 

Já a secretária de Desenvolvimento Econômica (Sedec), Lilian Mota, pontuou que:

“Essa iniciativa corrobora com a missão da Sedec e da gestão do Prefeito Sergio Vidigal que é promover e acompanhar a implementação de políticas públicas voltadas ao aquecimento da atividade econômica do município, bem como, viabilizar políticas na área de Ciência e Tecnologia, conforme prevê a lei 2.356/2000”.

O acordo de cooperação terá validade de até quatro anos e será executado sem ônus para o município. Dentre as primeiras ações previstas, haverá consultorias específicas e capacitação sobre liderança a ser ofertada para os servidores das secretarias municipais, iniciando pelo secretariado. (Secom/PMS)

Leia também:

Vitória lança chamamento para serviço de Família Acolhedora
Assinada OS para nova Praça de Barramares em Vila Velha
Prefeitura de Vitória entrega praça revitalizada na Praia do Suá
Serra debate sobre inovação e o desenvolvimento capixaba
Novo ​decreto cria o Distrito Criativo Prainha em Vila Velha
Serra realiza operação entulho para inibir o descarte irregular
Prefeitura entrega obras de reformas em escola de Maria Ortiz
Departamento de Assistência Jurídica amplia serviços na Serra
Atrativos turísticos do município de Viana recebem sinalização
Hospital Meridional vai gerar mais de mil empregos em Vitória
Obras da 3ª Ponte começam também no trecho de Vila Velha

TAGS:
SERRA | CIDADE EMPREENDEDORA | SEBRAE | AÇÕES | SEPLAE