AGRICULTURA

Município de João Neiva se destaca pela produção de cacau

O cacau está ocupando espaço cada vez maior na agricultura do município de João Neiva.

Em 16/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Site de Linhares

João Neiva se encontra em 4° lugar do estado no que se refere à produção, com 80 toneladas por ano. Quanto à produtividade, o município lidera o ranking, produzindo 10 sacos por hectare.

Quando se fala em cacau, é o chocolate que vem à mente. É natural que isso aconteça, uma vez que esse subproduto da amêndoa é apreciado por grande parte da população brasileira. Além de delicioso, ele tem enorme representatividade na movimentação da economia nacional, com mais de R$ 14 bilhões por ano, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Não por acaso, o cacau está com o espaço cada vez maior na agricultura do município de João Neiva, e em todo território capixaba, não apenas pela quantidade, mas também, pela qualidade do produto.

Os últimos dados oficiais divulgados em 2017, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação à produção e produtividade da amêndoa, mostram João Neiva em 4° lugar no estado do Espírito Santo no que se refere à produção, com 80 toneladas por ano. Quanto à produtividade, o município apresenta um desempenho ainda melhor, liderando o ranking com produção de 10 sacos (de 60 kg) por hectare.

O agente de extensão em desenvolvimento rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de João Neiva, Gustavo Moulin, salienta que produção é o total arrecadado, independentemente do tamanho do município, e a produtividade é o total produzido por hectare.

Ainda segundo os dados do IBGE de 2017, o município conta com 70 produtores de cacau.

“Hoje estimamos que o município possui entre 80 e 90 agricultores, chegando a produzir 110 toneladas por ano e com a produtividade dentre 13 a 15 sacos por hectare”, relata Gustavo.

O secretário de Agricultura (Semag) de João Neiva Danilo Sanson destaca que o produtor da cidade está investindo cada vez mais no produto, buscando variedades de plantas e o aprimoramento das técnicas de irrigação e adubação, sempre em busca de uma amêndoa de qualidade.

O agricultor Geraldo Antônio Denardi, que já produz o cacau há cerca de 20 anos, enfatiza que além ser de ser uma renda o cultivo também beneficia o meio ambiente, eis que ajuda no controle da temperatura, no aumento da umidade do ar e na qualidade da água dos mananciais, entre outras vantagens.

Ele acrescenta que em 2010 sua lavoura foi contaminada com a vassoura de bruxa, pelo que foi necessária sua renovação.

“Precisamos renovar toda a área e então investimos no produto clonado, que tem maior qualidade e é resistente à praga." (Por Sumaida Zuccolotto - Ascom/PMJN)

Leia também: 

Mato Grosso e Minas Gerais confirmam casos de "vaca louca"
Ales: Município de Aracruz recebe honraria do Mérito Agrícola
Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil
Produtores capixabas devem vacinar rebanho contra brucelose
Proprietários de imóveis rurais já podem emitir CCIR 2021
Doença respiratória no inverno prejudica equinos, diz estudo
Vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo é prorrogada
R$100 bi: Internet no campo elevará produção agropecuária
Produtores rurais de Vila Velha receberam visita de técnicos
Governo Federal altera a definição de agricultor familiar
Associação dos Criadores de Nelore elege nova diretoria

TAGS:
CACAU | PRODUÇÃO | JOÃO NEIVA | AGRICULTURA | ECONOMIA | NEGÓCIOS