CULTURA

Município de Serra celebra 172 anos da Revolta do Queimado

Revolta do Queimado, importante movimento de luta dos escravos pela liberdade, em Serra..

Em 08/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

A Insurreição de São José do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo.

Todos os anos, no mês de março, é realizada a Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos, que é organizada pelo fórum Chico Prego, e realizada pela Prefeitura Municipal de Serra, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir). A caminhada também conta com o apoio do Conselho Municipal do Negro e da Academia de Letras.

Em 2021, serão comemorados os 172 anos da Revolta do Queimado, importante movimento de luta dos escravos pela liberdade, em Serra. Mas, devido à pandemia da Covid-19, a caminhada não será aberta ao público, não havendo inscrição.

A história

A Insurreição de São José do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo.

O fato aconteceu em 19 de março de 1849 quando houve a revolta, segundo pesquisadores, por conta de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito da Serra.

Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião que foi liderada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos.

A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado do Rio de Janeiro, além das capixabas.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município. (Com informações da Secom/PMS)

TÓPICOS:

EDUCAÇÃO   |   EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  SAÚDE    |   ECONOMIA