CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Museu de astronomia apresenta exposição "Visões da Luz".

Museu é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em 11/12/2015 Referência JCC

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI), do Rio de Janeiro, inaugura, no dia 16 de dezembro a exposição "Visões da Luz". Inspirada no Ano Internacional da Luz da Unesco, a mostra faz parte das comemorações dos 30 anos do MAST. Para trabalhar os temas relacionados à luz, a exposição usa painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de momentos históricos da astronomia e aparatos interativos.

Entre os instrumentos científicos do acervo do MAST que fazem parte da exposição, estão a Luneta do Fotoeliográfo, o Altazimute Acotovelado, a Câmera de Markovitz, a Luneta Fotográfica Equatorial, o Comparador de Chapas, além de chapas fotográficas dos registros do Observatório Nacional (ON/MCTI).

"Buscamos privilegiar parte do acervo do MAST para explorar o tema da luz que está relacionado em grande medida com o que foi desenvolvido no ON: a observação do céu, ou seja, a captação da luz do universo, da luz que vem dos astros", diz a pesquisadora do MAST Maria Esther Alvarez Valente, coordenadora da exposição.

A exposição

A exposição aborda temas como a "A Luz que chega do Universo", "Observando o céu e a captação da luz", "A Luz, a Cor e a Arte", "Ondas e Partículas", "O registro das imagens", e ainda a história da expedição do Observatório Nacional a Sobral, no Ceará, em 1919, com o objetivo de comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

Ao caminhar pela exposição, o visitante tem a oportunidade de perceber também detalhes da arquitetura do prédio sede do Museu, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

"Como a exposição é sobre a luz, fizemos algumas experimentações com relação à iluminação. Há trechos mais iluminados, menos iluminados, trechos que recebem um pouco de luz natural", explica o chefe do Serviço de Produção Técnica da Coordenação de Museologia do MAST, Antonio Carlos de Souza Martins, também coordenador da mostra.

A exposição "Visões da Luz" está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, as visitas são de 14h às 20h e, aos domingos, das 14h às 18h. O MAST está localizado na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI