EDUCAÇÃO

Música e atividades coletivas para celebrar o Dia da Família

Escola de Vitória preparou uma programação pra lá de especial para celebrar Dia da Família

Em 12/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O Dia da Família na Escola é realizado anualmente, sempre no mês de maio, e busca aproximar ainda mais as famílias do contexto da unidade de ensino.

Reunir as 114 crianças e seus familiares em atividades coletivas de muita troca, com vivências musicais e uma programação acolhedora, cheia de significado. O Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Menino Jesus, no Centro de Vitória, preparou uma programação pra lá de especial para receber sua comunidade escolar no espaço da unidade de ensino.

O Dia da Família na Escola é realizado anualmente, sempre no mês de maio, e busca aproximar ainda mais as famílias do contexto da unidade de ensino.

"Planejamos uma atividade em que a família possa fazer junto com a criança, com total interação, de vivências musicais, junto com a Associação Alef Bet, nossa parceira que já faz um trabalho de musicalização com nossas crianças. As famílias e as crianças cantaram e fizeram brincadeiras musicais envolvendo ritmo e o repertório foi cantigas conhecidas por todos", contou a diretora do Cmei TI, Fernanda Moraes.

Durante as aulas, a equipe pedagógica da unidade de ensino tem abordado a importância da família e também que existem diversas composições familiares e que todas devem ser respeitadas. A premissa é "a família é quem cuida de mim e me ama".

As crianças também confeccionaram um chaveiro de modo artesanal como lembrança dessas vivências e foi pedido aos familiares que coloquem ali uma chave bem importante para que se lembrem diariamente dos momentos vividos no Cmei.

Para a equipe escolar, acolher, receber a família na escola e dar a essa atividade máxima importância reflete diretamente no desenvolvimento de cada criança. É preciso deixar claro que a família é bem-vinda na escola e que há uma parceria com o mesmo objetivo: o desenvolvimento pleno da criança.

"Considero a atividade uma das mais importantes, pois a escola e a família juntas é certeza de sucesso", afirmou a pedagoga Josiane Andrade.

A professora Tainara Fiorotti concordou.

"Atividade de máxima importância e esta foi especial, pois tivemos a presença em massa das famílias que brincaram e interagiram".

A diretora disse que o Dia da Família na Escola é uma das datas mais importantes no calendário do Cmei TI Menino Jesus.

"Essa é uma das minhas atividades preferidas. Receber e acolher as famílias é muito especial, é a oportunidade de estreitar laços, aumentar a confiança, parceria, sentimentos de pertencimento a este lugar, que também é da família", destacou.

As oficinas

Nas vivências proporcionadas pela Educação Infantil em Tempo Integral, existe o trabalho feito a partir de oficinas temáticas. No Cmei TI Menino Jesus, quem escolhe quais oficinas quer frequentar são as próprias crianças, trabalhando o protagonismo desde a primeira infância. A unidade organiza cinco oficinas e cada criança escolhe três.

As oficinas estão relacionadas ao projeto institucional do Cmei e são atividades com caráter prático e experimental. As oficinas ofertadas às crianças são: Bichomania; Pequeno Master Chef; Brincando com o Curumim; Arqueólogos; Atelier da Floresta.

"As oficinas são muito importantes porque proporcionam momentos de aprendizagem de forma lúdica e exercitam o protagonismo dos nossos pequenos. Como diretora, considero as oficinas temáticas o ponto alto da aprendizagem no tempo integral. Proporcionam momentos únicos de aprendizagem, experimentações e protagonismo", afirmou Fernanda Moraes.  (Secom/PMV)

Leia também:

Escola utiliza ferramentas inovadoras para melhorar ensino
Dia da família: escolas desenvolvem programação especial
Aracruz abre as inscrições para o curso de Camareira
Anchietenses iniciam as aulas do curso de aquaviários
Alunos de Colatina aprendem artes marciais em aulas 
Governo ES divulga inscrições para cursos on-line do Pronatec
IFES abre Processo Seletivo para o Curso de Pós-graduação
Viana: Escola prepara alunos para torneio estadual de xadrez
Centro Pop inaugura sala de Educação de Jovens e Adultos
Estudantes aprendem a reaproveitar resíduos orgânicos
São Mateus realiza entrega de material didático em escolas

TAGS:
VITÓRIA | DIA DA FAMÍLIA | ESCOLA | PROGRAMAÇÃO | CELEBRAR