DR-ANIMAL

Mutirão de castração neste sábado em Jabaeté, Vila Velha

Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, vai realizar um mutirão de castração em Jabaeté

Em 18/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

O Programa Operacional de Controle Animal (POCA) é regido pela Lei nº 6.385/2020, pelo Decreto nº 477/2021 e já contemplou 1.500 castrações de cães e gatos.

A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, por meio da Diretoria de Bem-estar Animal, irá realizar um mutirão de castração no bairro Jabaeté neste sábado (19). A ação acontece na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Paulo César Vinhas (Caique), das 8h30 às 13 horas.



O Programa Operacional de Controle Animal (POCA) é regido pela Lei nº 6.385/2020, pelo Decreto nº 477/2021 e já contemplou 1.500 castrações de cães e gatos. Neste sábado, serão abertas mais 500 castrações de caninos gratuitas.

"A castração desses animais é de grande importância para a região e para a cidade. Desta forma, conseguiremos ter um maior controle populacional e redução dos índices de abandono de cães pelas ruas, além de prevenirmos a mortalidade e a proliferação de uma série de doenças", ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo.

Serviço

Segundo o diretor do Bem-estar Animal e médico veterinário Celso Christo, os animais cadastrados passarão por avaliação médica da aptidão do animal, que será classificado como APTO ou INAPTO à realização da castração, que é um procedimento anestésico/cirúrgico. Os exames pré-operatórios são indispensáveis para estimar a condição de saúde do animal antes do procedimento cirúrgico.

Os tutores dos animais APTOS serão encaminhados, com data e hora agendada, para a cirurgia. “O procedimento cirúrgico será realizado pela equipe de médicos veterinários das clínicas veterinárias credenciadas no Programa POCA”, contou.  

Os animais INAPTOS receberão um receituário contendo o tratamento adequado que deverá ser seguido rigorosamente e, após o período de tratamento, o animal será reavaliado para uma nova tentativa de realização do procedimento de castração.

Quem pode participar?

. Pessoas físicas classificadas como SOCIEDADE CIVIL NÃO ORGANIZADA; ou seja, munícipes que possuem cães e gatos sob sua tutela e que possuem renda familiar de até três salários mínimos; 
. Pessoas físicas classificadas como PROTETORES DE ANIMAIS INDEPENDENTES, que possuem quantidade superior a três cães e/ou gatos, sem raça definida ou comprovadamente resgatados das vias públicas do município, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022;
. Pessoas físicas ou jurídicas classificadas como “ABRIGOS DE ANIMAIS” ou “LAR TEMPORÁRIO DE ANIMAIS”, que realizam a atividade de alojamento de cães e gatos resgatados nas vias públicas do município e estão invariavelmente localizados no município de Vila Velha/ES, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022, e;
. Pessoas jurídicas classificadas como SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA (ONG´s) que possuem comprovadamente seu abrigo de animais localizado no município de Vila Velha/ES, promovendo diretamente o bem-estar animal no referido município, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022.

Como acessar o CadÚnico?
. Aplicativo Cadastro Único ou no site Meu CadÚnico (Folha Resumo).
. No CRAS mais próximo a sua casa (sem agendamento/na recepção). (Semcom/PMVV)

Leia também:

Cariacica Castra Legal: novas vagas para castração gratuita
Vila Velha abre vagas de cadastro para castração de animais
Cariacica oferece mais 600 vagas para castração de animais
Vitória atinge marca de 2700 castrações de animais em 2022
> Domingo (9) é dia de "Cãominhada Vix" na Praia de Camburi
Domingo (9) tem “cãominhada” e feira de adoção de pets
Programa É o Bicho! realiza mais de 80 castrações de animais
Viana: Município realiza a primeira Feira de Adoção de pets
> ​Vila Velha ultrapassa meta de vacinação antirrábica
Ação itinerante leva vacina antirrábica para ruas de Viana

TAGS:
VILA VELHA | VAGAS | CASTRAÇÃO | CÃES | GATOS