ESPORTE INTERNACIONAL

Nadadora do Bolsa Atleta Municipal conquista 3 medalhas

Paratleta do Bolsa Atleta Municipal de Vitória conquista medalhas no Mundial em Portugal

Em 29/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Com seu excelente desempenho, Mariana teve um papel fundamental para ajudar o Brasil a alcançar uma marca histórica: foi a maior campanha brasileira de todos os tempos em um Campeonato Mundial Paralímpico.

A paratleta Mariana Gesteira, que faz parte do programa Bolsa Atleta Municipal de Vitória, marcou mais uma vez seu nome na história do esporte paralímpico brasileiro. A nadadora conquistou, nada menos que, duas medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, realizado este mês na Ilha da Madeira, em Portugal.

Com seu excelente desempenho, Mariana teve um papel fundamental para ajudar o Brasil a alcançar uma marca histórica: foi a maior campanha brasileira de todos os tempos em um Campeonato Mundial Paralímpico.

Após sete dias de provas, o Brasil terminou na terceira colocação com 19 ouros, 10 pratas e 24 bronzes, o que totalizou 53 medalhas.

História escrita

"Contribuir para esta campanha histórica do país, fazer parte disso é escrever a história minha e do meu país", disse, emocionada, Mariana Gesteira.

A nadadora foi campeã dos 50m e 100m livres da classe S9, além de bronze nos 100m costas. Tudo sob o olhar atento de seu treinador, Leonardo Miglinas.

"Eu já estava muito cansada, mas trabalhei muito a resiliência e foi preciso ir bem profundo de mim para conseguir chegar a este resultado. Eu queria muito estar aqui, entrei nessa prova com a sensação de despedida, última caída neste ano neste Mundial, nesta piscina", comentou a campeã após a acirrada prova dos 50m livre.

Medalhista olímpica

Moradora de Vitória e bolsista do programa Bolsa Atleta Municipal, Mariana tem seu nome escrito na história no esporte paralímpico brasileiro. A nadadora foi medalhista nas Paralimpíadas de Tóquio em 2021, faturando o bronze na final dos 100m livre da classe S9 (atletas com restrições nas articulações em uma perna ou amputações abaixo do joelho nas duas).

"É uma honra e um orgulho termos a Mariana em nosso time de bolsistas. Ela integra a equipe de atletas e paratletas do Bolsa Atleta Municipal e é também um exemplo e uma inspiração para todos, crianças, jovens e adultos", afirma Sandro Parrini, secretário de Esportes e Lazer de Vitória e grande entusiasta do programa.

O próximo Mundial de natação paralímpica será realizado em julho de 2023 na cidade inglesa de Manchester. (Secom/PMV)

Leia também:

Jogadora Lane Matos vence mundial de futvôlei na Áustria
Corinthians fica no 0 a 0 com Boca Juniors pela Libertadores
Brasil mantém a liderança do ranking de seleções da Fifa
Liga das Nações: Brasil quebra jejum com vitória sobre Sérvia
Verstappen vence GP do Canadá de F1 e dispara na liderança
Jacaraípe receberá etapa do Wahine Bodyboarding Pro
Surfe: Filipe Toledo é vice-campeão na etapa de El Salvador
Liga das Nações: seleção feminina vence Holanda por 3 sets
Fifa anuncia as cidades-sede da Copa do Mundo de 2026
Brasil goleia Uruguai por 7x0 e fatura Torneio Sub-20 no ES

TAGS:
BOLSA ATLETA | NADADORA | MUNDIAL | PORTUGAL | MARIANA GESTEIRA