TEMAS GERAIS

"Não Me Perturbe" fecha 2022 com 11 milhões de cadastros

A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,17 milhões.

Em 22/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing.

Mecanismo que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas, a plataforma Não Me Perturbe fechou 2022 com 11 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 1,45 milhão de números em relação a 2021.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 3,8% da base de 288,6 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,17 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 87 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 7,1% da base de telefones fixos e móveis do DF.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde então, o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em novembro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 29% em relação ao mesmo mês do ano anterior. (Por Wellton Máximo – da Agência Brasil)

Leia também:

Ceturb-ES reforça linhas que atendem aos balneários
AGU pede bloqueio dos financiadores de atos golpistas
Governo Federal muda superintendentes da PF nos estados
Justiça aceita pedido de recuperação judicial das Americanas 
Prisão de investigados por atos antidemocrático é mantida
Inscrições para o concurso da Receita Federal terminam hoje às 16h
STF determina celeridade do processo penal por Brumadinho
Procon-ES faz um alerta quanto às armadilhas do Verão
Senacon: Ministério da Justiça notifica Lojas Americanas
Conheça hábitos saudáveis ​​que vão melhorar sua autoestima
Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres

TAGS:
TELEMARKETING | LIGAÇÕES | CADASTRO | BLOQUEIOS | SÃO PAULO | NÃO ME PERTURBE