MEIO AMBIENTE

Não tem idade para cuidar do meio ambiente, diz aposentado

Alair Vescovi, 76 anos, faz a coleta seletiva e a compostagem de material orgânico há 5 anos.

Em 22/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de João Neiva

Nas mãos de Alair Vescovi, o lixo úmido se torna compostagem, uma matéria orgânica rica em nutrientes, sem adubo químico, que ele usa como fertilizante natural para a horta.

A preocupação com o meio ambiente não tem idade. O senhor Alair Vescovi, de 76 anos, faz a coleta seletiva e a compostagem de material orgânico há cinco anos. Morador de Vila Nova de Cima, município de João Neiva (ES), seu Alair começou a se preocupar com o assunto quando viu notícias na mídia sobre as consequências desastrosas do lixo para o meio ambiente.

Na casa de seu Alair tem duas lixeiras: uma destinada para o lixo seco e outra para o lixo úmido. O lixo seco, como plásticos vidros, alumínio, entre outros, é separado para a coleta seletiva. 

Nas mãos de seu Alair, o lixo úmido se torna compostagem, uma matéria orgânica rica em nutrientes, sem adubo químico, que ele usa como fertilizante natural para a horta. O processo de transformação do resíduo orgânico para compostagem dura em torno de 90 dias. Assim como o resíduo seco, o lixo orgânico também pode ser fonte de renda para muitas famílias, pois pode ser comercializado como adubo.

Seu Alair tem um conselho para dar aos mais jovens sobre o meio ambiente:

“A Terra é nosso único lar, vamos cuidar bem dele. Uma sacola que você joga na rua entope galerias de drenagem, vai para o rio, que desemboca no mar e causa a morte de muitos animais e a poluição das águas. Cuidar do meio ambiente é uma tarefa de todos, é uma missão que não tem folga, tem que se preocupar com o planeta todos os dias.”

Achou legal o trabalho de compostagem de seu Alair? Quem quiser aprender como se faz é só agendar com ele. Seu Alair terá a maior safisfação em receber a sua visita verde!

Passo a passo
1 – Prepare uma composteira, que pode ser feita com tambores, de madeira ou baldes. Deixe-a em um ambiente bem ventilado, pois as bactérias precisam de oxigênio para agir nesse processo;
2 – Cubra o fundo da composteira com terra seca. Depois, coloque os resíduos orgânicos que serão decompostos no processo. Resíduos que podem ser usados: frutas, verduras, legumes e suas cascas, borra e filtro de café, cascas de ovos, sementes e grãos;
3 - Depois disso, feche a tampa da composteira e revire o material sempre que colocar novos resíduos dentro dela. O processo de compostagem dura em torno de 90 dias. Após esse período, o produto pode ser usado como adubo orgânico. (Por Priscila  Moreschi - Ascom/PMJN)

Leia também:

Brasil, Bolívia e Peru estão entre campeões de desmatamento
Brasil pede ajuda internacional para preservar meio ambiente
Rico em petróleo, Emirados Árabes queima lixo e gera energia
Brasil promete reduzir emissões de gases pela metade até 2030
Líderes do G20 se comprometem a limitar aquecimento global
SEPESQI vai discutir alternativas para conservação do planeta
Clima, um dilema para a África do Sul dependente do carvão
Servidores do Iema são capacitados sobre resgate de fauna
> Preservar as nascentes é negócio para garantir o futuro da energia
Ações para o clima na COP26 podem salvar milhões de vidas
Desmate na Amazônia têm 2º pior setembro na série histórica

TAGS:
RESÍDUO | MEIO AMBIENTE | COMPOSTAGEM | DCOLETA | SELETIVA | ORGÂNICO