MEIO AMBIENTE

Nascente aos pés do Mestre Álvaro será recuperada

A ideia do projeto Tororó é reflorestar as margens da nascente.

Em 30/01/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Divulgação/PMS

Água é vida! Pensando nisso, a Ong Amigos do Mestre vai recuperar uma nascente localizada na área do Jardim Botânico, em Serra-Sede, numa área de 777,04 m², com o intuito de aumentar sua vazão.

A ideia do projeto Tororó, que ficou em primeiro lugar no Chamamento Público da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), é reflorestar as margens da nascente, retirar as espécies exóticas, canalizar o curso d’água e preservá-la.

“O termo ‘Tororó’ vem do Tupi antigo ‘Tororoma’, que significa jorro de água, ou seja, nascente. Acreditamos que esse nome representa tudo que queremos mostrar com esse projeto: que recuperando nossos recursos hídricos estaremos preservando a vida de todo meio ambiente, os humanos e os demais animais, vegetais e micro-organismos tão importantes para o equilíbrio ambiental”, explicou o presidente da ONG, Bismark Ferreira.

O pontapé inicial do projeto será dado em fevereiro, com palestras para moradores, alunos da EEEFM Clóvis Borges Miguel e da faculdade Multivix. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância de conservar os recursos hídricos.

Em março, será realizada a retirada de espécies exóticas, ou seja, plantas que não são naturais do local e atrapalham o crescimento e desenvolvimento de espécies nativas.

“O local tem espécies exóticas, como bananeiras. Vamos retirá-las e realizar o plantio de mudas de espécies como aroeira, ingá, embauba, entre outras”, adiantou o biólogo especializado em botânica, Stéfano da Silva Dutra.

O próximo passo é colocar em prática um método chamado caxambu, que consiste em escavação de um buraco para aumentar o fluxo da nascente e instalação de um tubo, contendo quatro saídas.

“Vamos cavar um buraco para saber onde de fato começa a nascente e, em seguida, será feita uma manilha, como se fosse um tubo, para colocar na boca dessa bacia por onde vai jorrar a água da nascente. Serão colocadas pedras pequenas e grandes para filtrar a água. Ao final, serão colocadas uma lona e uma cerca para proteger a nascente”, explicou.

O último passo será o reflorestamento e paisagismo do espaço.

Chamamento Público

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) abriu, em 2019, um processo seletivo para escolha de Propostas de Trabalho em Educação Ambiental, que serão executadas com recursos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental.

Ao todo, foram inscritos 12 projetos, dos quais cinco foram selecionados e vão ganhar até R$ 30 mil para execução (Com informações da Prefeitura de Serra)