TEMAS GERAIS

Neve provoca apagões e quedas de árvores no norte da Itália

Polícia não aconselhou moradores ficarem em áreas verdes, principal perto de árvores altas.   

Em 28/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: MATTEO BAZZI/Crédito: ANSA

Na Lombardia, Milão amanheceu nesta segunda-feira (28) coberta por uma espessa camada de neve, que afetou diversas vias da cidade italiana.

Diversas cidades da região norte da Itália foram castigadas por fortes nevascas, que provocaram apagões, dificuldades no tráfego de veículos e quedas de árvores.   

Na Lombardia, Milão amanheceu nesta segunda-feira (28) coberta por uma espessa camada de neve, que afetou diversas vias da cidade italiana. Em algumas outros municípios, a neve caiu misturada com chuva.   

O Corpo de Bombeiros de Milão realizou diversas intervenções, especialmente de árvores caídas e de grandes galhos quebrados. A polícia local não aconselhou que os moradores ficassem em áreas verdes, principal perto de árvores altas.   

O assessor para a Mobilidade de Milão, Marco Granelli, informou que ao menos 50 árvores caíram e pediu ajuda aos moradores da cidade.   

“O objetivo é remover o máximo de neve possível para evitar o congelamento. Além disso, 50 árvores também caíram, bloqueando o tráfego de carros e bondes, como na via Raffaello Sanzio. As nossas equipes de bombeiros estão intervindo caso a caso com motosserras”, explicou Granelli.  

Um homem sofreu uma parada cardiorrespiratória na capital da Lombardia enquanto limpava a neve acumulada na via Monte Grappa.   

Os médicos reanimaram o indivíduo e o transportaram para o hospital Fatebenefratelli.   

Em Pavia, na Lombardia, houve muitos problemas de tráfego nas estradas da região de Oltrepò Pavese, especialmente nas áreas montanhosas.   

Na cidade de Albonese, uma pessoa de 42 anos foi hospitalizada após um grave acidente de carro.   

“Faz anos que não nevava tanto nas pistas, parece uma piada não poder receber clientes porque os teleféricos estão fechados”, disse Michela Calvi, que com o marido, Umberto Capitani, administra um hotel em Bormio, na Lombardia.   

Já em Vale de Aosta, as autoridades regionais informaram que o perigo de avalanche na zona oeste da região, entre Valgrisenche e Val Ferret, está no nível quatro de uma escala que vai de um a cinco.   

No Piemonte, uma grande equipe está em uma operação para limpar as ruas de Vercelli. A quantidade de neve que caiu bloqueou a via Garibaldi, principal avenida da cidade, que só pode ser acessada a pé ou de bicicleta. Pequenos apagões também foram registrados no município. (ANSA).