SAÚDE

No Rio, 1 em cada 4 adultos não tomou 3ª dose contra Covid

1 ano após o início da aplicação do reforço, 26,1% dos adultos ainda não buscaram 3ª dose

Em 13/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

Em agosto, a cidade tinha 28 mil doses de vacina prestes a vencer, enquanto mais de 3 milhões de pessoas estavam aptas a se vacinar.

Um quarto da população adulta do Rio de Janeiro ainda não se vacinou com a primeira dose de reforço contra a covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um ano após o início da aplicação do reforço, 26,1% dos adultos ainda não buscaram a terceira dose do imunizante.

Desde o dia 28 de julho, toda a população com mais de 18 anos pode receber a segunda dose de reforço. No entanto, apenas 31,3% da população adulta recebeu as quatro doses do imunizante.

Em agosto, a cidade tinha 28 mil doses de vacina prestes a vencer, enquanto mais de 3 milhões de pessoas estavam aptas a se vacinar.

O número de casos confirmados da doença na cidade, por sua vez, já é mais do que o dobro do total de casos de 2021 e quase três vezes maior do que todos os de 2020. De acordo com a SMS, até o dia de hoje (13), foram confirmados 630.335 casos na cidade, contra 308.603 do ano de 2021 e 222.259 de 2020.

O número de óbitos, no entanto, não acompanha o aumento de casos. A taxa de letalidade no Rio passou de 8,7% em 2020 para 5,6% em 2021 e agora é de 0,4%.

A diminuição no número de mortes e de casos graves da doença pode ser explicada justamente pela vacinação. De acordo com estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a incidência de casos graves de covid-19 é três vezes maior na população não vacinada, em comparação com a que completou o esquema vacinal básico e recebeu ao menos a primeira dose de reforço.

Onde ser atendido

Quem está com a vacinação atrasada pode comparecer aos locais abaixo para receber o imunizante. Basta levar o documento de identificação e a caderneta de vacinação.

8h às 17h: Clínicas da família, centros municipais de saúde, Policlínica Lincoln de Freitas Filho (Santa Cruz), Policlínica José Paranhos Fontenelle (Olaria), Cidade das Artes (Barra da Tijuca).
9h às 17h: Shopping do Méier
10h às 17h: NorteShopping (Cachambi)
10h às 16h (apenas para pessoas com 18 anos ou mais): Botafogo Praia Shopping. (Por Marina Burck/Agência Brasil)

Leia também:

Terça-feira (13) de dança na Serra com a equipe do Proef
Linhares treina médicos e enfermeiros para o monkeypox
Aracruz prorroga prazo de vacinação contra poliomielite
Serviços de saúde farão busca ativa de casos de Sarampo
Brasil registra 38 mortes e 5,3 mil novos casos de covid-19
Serra abre novas vagas de vacina nesta segunda-feira (12)
Pessoas têm problema emocional no ambiente de trabalho
Cariacica prepara esquema de vacinação neste sábado (10)
Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa
Serra abre novas vagas de vacinação nesta quinta-feira (8)

TAGS:
RIO DE JANEIRO | TERCEIRA DOSE | VACINA | COVID-19 | ADULTOS