POLÍTICA NACIONAL

No RJ, Casagrande debate reforma tributária na reunião do Cosud

O tema do encontro foi a reforma tributária, que está em discussão no Congresso Nacional.

Em 19/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

Renato Casagrande destacou que a reunião é uma forma dos representantes dos estados colocarem na mesa suas preocupações em busca de respostas para reforçar o apoio à aprovação da reforma.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta sexta-feira (19), da reunião extraordinária do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O tema do encontro foi a reforma tributária, em discussão no Congresso Nacional. Além dos chefes de Executivos estaduais, participaram do debate o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira,  e os deputados federais Reginaldo Lopes e Aguinaldo Ribeiro, respectivamente, presidente e relator da Comissão da Reforma Tributária.

“Estamos falando de uma matéria que afetará, com certeza, todos os estados. Olhamos aqui para a parte que atinge as receitas do Espírito Santo. Precisamos nos adaptar ao modelo caótico que temos hoje no sistema tributário brasileiro, criando iniciativa de desenvolvimento baseada na gestão lógica do ICMS. Neste momento, estamos trabalhando numa visão genérica, sem levar em consideração as particularidades de cada estado, e isso tem nos angustiado”, afirmou Casagrande.

Renato Casagrande destacou que a reunião é uma forma dos representantes dos estados colocarem na mesa suas preocupações em busca de respostas para reforçar o apoio à aprovação da reforma.

"Para que o texto fique mais equilibrado e dê tranquilidade aos gestores até o momento da votação desta matéria. A presença de vocês [deputados federais] é muito importante para essa união nos deixando mais tranquilos em relação ao tema”, pontuou.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, participando dos Grupos de Trabalho que discutem a proposta no âmbito do Consórcio e acompanhou as discussões e considerou que o debate é fundamental, devido à complexidade do tema e à diversidade de realidades que convivem no Brasil.

"Não há exagero em dizer que a reforma tributária definirá o futuro de curto, médio e longo prazo do País”, salientou. Altoé.

A 8ª edição do Cosud acontecerá nos próximos dias 2 e 3 de junho, em Belo Horizonte (MG), dando início à segunda rodada de reuniões desde quando foi criado em 2019. O governador Renato Casagrande participou de todas as edições e o Espírito Santo foi o anfitrião da 4ª edição, realizada em agosto de 2029. O tema da 8ª edição será “emprego e renda”. (Com informações do Governo do ES)

Leia também:

Câmara aprova urgência para projeto do arcabouço fiscal
Lula: os ignorantes precisam saber que cultura não é gasto
Com Lei Paulo Gustavo, governo garante R$3,8 bi para cultura
Senado aprova equiparação de milícias e facções a terroristas
Câmara aprova programa para prevenção da depressão
Lei Geral reconhece esporte como atividade de interesse social
Relator do Bolsa Família inclui bônus de R$ 50 para lactantes
Lula vai à Bahia lançar plataforma de orçamento participativo
Jovens que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor
Renato Casagrande autoriza obras de rodovia em Cachoeiro

TAGS:
REUNIÃO | REFORMA | TRIBUTÁRIA | DISCUSSÃO | CASAGRANDE