SAÚDE

Nova doença coloca Vitória, ES em alerta

Vitória está em situação de alerta para febre chikungunya, diz governo

Em 05/11/2014 Referência JCC

A capital do Espírito Santo, Vitória, está entre as 10 capitais brasileiras em situação de alerta para a febre chikungunya, de acordo com um levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (4). Segundo a gerente de Vigilância em Saúde do estado, Gilsa Rodrigues, Vitória aparece na lista porque possui uma infestação de mosquitos. A febre é causada pelos mosquistos Aedes albopictus e Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

Entre os sintomas da febre chikungunya estão dor no corpo, dor nas articulações e febre. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, a pessoa pode ficar com a dor durante meses. "É uma doença que pode matar, mas se a dor for descoberta antes, a chance de sobrevivência é muito maior. Esta é uma característica dela", disse.

Nenhum caso da doença ainda foi registrado em todo o Espírito Santo. Apesar disso, Vitória está em estado de alerta porque possui uma infestação de mosquitos. "A febre pode chegar ao estado, porque os vetores da doença já estão presentes e as condições climáticas são favoráveis para que eles reproduzam", explicou.

Para reduzir a possibilidade de disseminação da febre chikungunya, é preciso eliminar os focos de criação dos mosquitos, segundo Gilsa. "A população deve ter os mesmo cuidados que tem contra a dengue. Ou seja, não pode deixar água parada para evitar a procriação do vetor, e fazer a inspeção desses locais rigorosamente uma vez por semana", disse.

Os mosquitos vetores da febre costumam circular durante o dia. São as fêmeas que transmitem, porque precisam do sangue para maturar os ovos. Apesar de gostarem de águas limpas, podem se reproduzir até mesmo em água poluída.

Os profissionais da Vigilância Estadual tem participado de treinamentos em Brasília para orientar a população. A partir do dia 15 de novembro, o Ministério da Saúde vai realizar uma campanha de combate à dengue e ao chikungunya. Serão divulgadas orientações à população para alertar sobre os perigos.

Fonte: G1-Espírito Santo