ESPORTE INTERNACIONAL

Nova gestão da Williams sem medo de tentar coisas novas

Jenson Button foi contratado pela nova gestão da Williams como consultor sênior da Grove.

Em 23/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação / Grande Prêmio

Vendida em 2020 para o fundo norte-americano de investimentos Dorilton Capital, a Williams agora tem um novo CEO, o alemão Jost Capito, e Simon Roberts assumiu como chefe de equipe

A Williams que Jenson Button conheceu quando foi contratado como piloto e fez sua estreia na Fórmula 1 em 2000 é muito diferente da equipe para onde o britânico, campeão mundial em 2009, regressou na última sexta-feira (22). Anunciado como novo consultor sênior da equipe de Grove, o britânico, hoje com 41 anos, terá a chefia de uma cúpula bem distinta daquela em que debutou no Mundial, tendo Frank Williams como comandante do time.

Vendida em 2020 para o fundo norte-americano de investimentos Dorilton Capital, a Williams agora tem um novo CEO, o alemão Jost Capito, e Simon Roberts assumiu como chefe de equipe depois da saída de Claire Williams. Da lendária família, restou somente a presença do sobrenome.

Esforços

Em entrevista à emissora Sky Sports, onde segue como comentarista, Button elogiou os esforços feitos pela nova direção para que, em médio ou longo prazo, levar a Williams de volta ao papel de protagonista na Fórmula 1.

"Acho que eles não têm medo de mudanças. Na Fórmula 1, todas as equipes têm um conjunto de coisas que são feitas, a maneira como trabalham e como fazem isso. Acho que eles estão tentando mudar isso e estão tentando mudar ou se divertir um pouco", disse.

"Eles não têm medo de tentar coisas novas, mas as pessoas que dirigem a equipe são muito experientes. Eles têm ótimas ideias e, com certeza, há um bom ambiente na equipe", acrescentou.

A Williams tem, de fato, um histórico laureado na principal categoria do esporte a motor. São nove títulos do Mundial de Construtores, outros sete do Mundial de Pilotos, 114 vitórias e 118 poles, além de 312 pódios. Entretanto, a equipe vive no pior momento da sua decadência e zerou a pontuação na temporada 2020 da Fórmula 1.

DNA vencedor

Button entende que, por mais que o momento nas pistas tenha sido o pior possível, a Williams ainda traz na sua essência o DNA vencedor.

"Essa equipe conquistou vários títulos mundiais. Obviamente, as coisas mudam com o tempo e as pessoas vêm e vão, mas o núcleo da equipe ainda está lá. Eles são campeões mundiais, conquistaram vários títulos".

Mas para que seja possível voltar ao topo, é preciso mais do que trabalho duro, analisa o britânico campeão mundial. "Estou ansioso para trabalhar com eles e, no que puder ajudar, assim o farei. É uma daquelas coisas em que todos precisam dar sua parcela de esforço. Todos precisam dar 100%".

"A equipe precisa ser apaixonada, cada pessoa que trabalha lá. Não pode ser somente um trabalho, tem de ser a paixão e o amor pelo esporte, e essa é a única maneira de lutarmos na frente novamente", concluiu. (Fernando Silva - GP)