MOTOR

Nova Royal Enfield Himalayan 2023 ganha mais tecnologia

A trail aventureira da marca anglo-indiana adicionou um novo sistema de rede CAN Bus.

Em 14/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Royal Enfield

Na Himalayan, agora há um novo corpo de aceleração integrado à ECU, bem como aos sensores TPS, MAP, IAT, ISC e ROS de gerenciamento.

A Royal Enfield Himalayan 2023 chega ao mercado nacional com algumas novidades, parte delas de tecnologia e parte de cobertura de assistência no Brasil, onde se posiciona como uma boa opção de trail com preços a partir de R$ 22.990.

A trail aventureira da marca anglo-indiana adicionou um novo sistema de rede CAN Bus, na Central Eletrônica (ECU) e nos submódulos, painel e freios ABS com otimização dos fios do chicote principal e troca de informações mais precisa entre os sensores, ECU e atuadores.

Na Himalayan, agora há um novo corpo de aceleração integrado à ECU, bem como aos sensores TPS, MAP, IAT, ISC e ROS de gerenciamento, a adoção de sensores de velocidade nas duas rodas.

Segundo a RE, esses sensores se comunicam diretamente com a central ECU da Himalayan e dispensam o uso do cabo de velocímetro. Além disso, os sensores também estão conectados ao computador do sistema ABS para garantir frenagens ainda mais eficientes para a motocicleta.

Já nos freios ABS, novidades no acionamento, podendo ser agora ativado e desativado na roda traseira através de um botão no painel. O conjunto de informações para o motociclista foi reformulado para oferecer uma visualização aprimorada de todas as informações disponíveis.

Na mecânica, o propulsor monocilíndrico de 4 tempos com 411 cm³ agora tem coletor de admissão e caixa de filtro de ar completamente novos, mantendo os 24,5 cavalos e 3,2 kgfm.

A mudança faz o processo de admissão de ar para dentro da câmara de combustão ser aperfeiçoado e se tornar mais eficiente. Outro destaque da Himalayan 2023 é o novo escapamento, com o catalisador posicionado verticalmente para melhorar a troca de calor dos gases quentes após a queima.

A Himalayan ganhou ainda novo assento, feito com material mais rígido e um novo para-brisa, com desenho renovado para escoar melhor o ar e eliminar ruídos indesejáveis. O bagageiro foi reformulado, com visual mais moderno e robusto.

Por fim, a Royal Enfield Himalayan 2023 passa a ter garantia de 3 anos. (Por Ricardo de Oliveira, da Noticias Automotivas)

Leia também:

Volkswagen lança plano de cinco anos para acelerar eletrificação
Lexus NX 350h 2023 tem novidades a partir de R$ 364.790
Ferrari tem lucro recorde de quase 1 bilhão de euros em 2022
Nova York vai passar a exigir carros elétricos na Uber em 2030
Audi mostra carro elétrico que vira picape ao toque de um botão
BMW bate 3º recorde consecutivo em vendas de moto no Brasil
Híbrido, Novo Chevrolet Corvette E-Ray tem 664 cavalos
Linha 2023 do Polo GTS tem faróis Matrix e couro até no painel
Rolls-Royce cresce em 2022 e bate novo recorde de vendas
Audi garante que abandonará carro a combustão a partir de 2033
 

TAGS:
ROYAL ENFIELD | HIMALAYAN | TECNOLOGIA | AVENTUREIRA | MUNDANÇAS