TEMAS GERAIS

Nova Venécia cria projeto para mulheres empreendedoras

Prefeitura de Nova Venécia cria um projeto voltado para mulheres empreendedoras rurais

Em 22/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

O projeto foi apresentado na última semana com a participação de Josiellei Nunes da Costa (técnica do Incaper), Maria Aparecida Galvão (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Senac), nove mulheres empreendedoras do interior do município, além da equipe do governo municipal.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do Núcleo de Ideias e da Secretaria Municipal de Agricultura, numa parceria com o Incaper e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, criou o Projeto “Mulheres do Núcleo”, que tem como objetivo qualificar empreendedoras rurais na produção de alimentos com matéria-prima proveniente da agricultura familiar. O projeto foi apresentado na última semana com a participação de Josiellei Nunes da Costa (técnica do Incaper), Maria Aparecida Galvão (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Senac), nove mulheres empreendedoras do interior do município, além da equipe do governo municipal.

De acordo com a apresentação da técnica:

“O projeto tem como objetivo o fortalecimento das produções, importância de identidade local dos produtos existentes, apoderamento do trabalho e maquinários, capacitações, desenvolvimento e fortalecimento da equipe de produção, produtos de qualidade e diferenciados, agregação de renda das famílias participantes, para que a cidade tenha um produto gastronômico de referência, além da promoção do empoderamento feminino por meio da economia”, explica.

Já o coordenador do Núcleo de Ideias, destacou o funcionamento do projeto e a importância para o empreendedorismo municipal.

“A produção dos alimentos será dois dias por semana na cozinha industrial instalada no Núcleo, organizada por meio de calendários e cronogramas, com cardápios específicos e embalagens elaboradas para cada produto. A grande novidade é que buscaremos mecanismos para a comercialização da produção, o que garantirá renda e trabalho para as empreendedoras participantes”, salientou o coordenador.

Para o prefeito, o projeto já deu certo mesmo sem ainda ter iniciado suas atividades.

“Foi formado a primeira turma e outras empreendedoras já manifestam interesse em participar do projeto que, com certeza, será um sucesso”, enfatizou.

No dia 18 de outubro o grupo de mulheres, acompanhado de representantes do governo municipal e entidades parceiras, realizará visita técnica ao município de Santa Teresa-ES, para conhecer um projeto já consolidado em suas receitas, modelo de produção e comercialização, para que Nova Venécia seja um diferencial e referência como modelo de projeto, onde políticas públicas já existentes sejam utilizadas com sustentabilidade, inovação, inclusão, desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural. (Secom/PMNV)

Leia também:

Termina prazo para tirar versão impressa do título eleitoral
Paneleiras de Goiabeiras poderão exportar panela de barro
Linhares: Mutirão de negociação do Procon começa hoje
Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro
Setor de hotelaria perde dinheiro ao não investir em inclusão
Novo Napant será construído no estaleiro Jurong Aracruz​
Quase 85% das pessoas de 10 anos ou mais acessam internet
Empresas irão divulgar faixas salariais em anúncios de emprego
Linhares: Batata, maçã e café continuam com preços altos
Viana entrega cestas verdes para famílias em vulnerabilidade
Rússia acusa EUA de querer prolongar guerra na Ucrânia

TAGS:
NOVA VENÉCIA | PROJETO | MULHERES | EMPREENDEDORAS | RURAIS