EDUCAÇÃO

Nova Venécia realiza um teste de fluência em leitura

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia realiza teste de fluência em leitura.

Em 09/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

O teste de fluência em leitura é mais uma diretriz importante adotada pela Seme para identificar as defasagens de aprendizagem e direcionar o reforço escolar com foco no avanço dos alunos e na orientação para o trabalho dos professores.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), dentre as diversas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Departamento Pedagógico, inicia também nesta semana, de 07 a 17, a avaliação diagnóstica de fluência leitora em todas as unidades escolares de ensino fundamental anos iniciais, para as turmas do 2º ao 5º ano.

O teste de fluência em leitura é mais uma diretriz importante adotada pela Seme para identificar as defasagens de aprendizagem e direcionar o reforço escolar com foco no avanço dos alunos e na orientação para o trabalho dos professores.

O Programa Educar pra Valer (EPV), parceiro nesse processo desde 2022, implementou as ações pedagógicas de assessoramento das avaliações de desempenho da rede e assim, o município instituiu o programa Alfabetização Aqui é pra Valer, para garantir a continuidade do processo de monitoramento do desempenho dos estudantes.

A equipe de Monitoramento e Desempenho Escolar formada por uma equipe de técnicos também é uma das ações pensadas para recomposição e recuperação da aprendizagem. O município adota quatro principais indicadores para medir a fluência de leitura: DECODIFICAÇÃO, FLUÊNCIA, PRECISÃO e PROSÓDIA.

A aplicação do teste, no início do ano letivo, tem como objetivo maior coletar dados e monitorá-los continuamente para acompanhar o desempenho dos alunos. A avaliação, depois da análise e tabulação dos resultados, organiza o perfil de leitura dos estudantes em níveis denominados como leitor de texto fluente, leitor de texto sem fluência, leitor de frase, leitor de palavras, leitor de sílaba e não leitor.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a organização do trabalho realizado com a aplicação do teste de fluência é pautada no pensamento de que fluência verbal é entender que a
alfabetização vai além da decodificação e codificação de letras.

“É preciso investir nas habilidades leitoras, pois o que se entende por educação de qualidade é que o aluno tenha as competências necessárias para se comunicar, interagir e entender o mundo a sua volta”, afirma a pedagoga. (Secom/PMNV)

Leia também:

PMC começa o ano com 3 novas escolas em tempo integral
Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Matemática
Reta final das inscrições no Qualificar ES terá mutirão
Vitória nomeia professores para atuar na Educação Especial
Sedu e Instituto Unibanco realizam Seminário Gestão Escolar
Escola de Nova Venécia aplica avaliação diagnóstica inicial
Prefeitura de Anchieta abre vagas para oficinas de artesanato
Sedu abre inscrições para cursos de Língua Estrangeira
Vitória: Inscrições abertas para cursos de Pintor e Eletricista
Inep altera cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2023

TAGS:
NOVA VENÉCIA | EDUCAÇÃO | FLUÊNCIA | LEITURA | TESTE