SAÚDE

Novembro azul: diagnóstico precoce aumenta chance de cura

Prefeitura da Serra está com campanha de prevenção ao câncer de próstata em novembro

Em 09/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Faceres

O urologista Wesley de Souza, um dos especialistas que trabalham no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, conversou com a equipe da Secom sobre a doença.

Estamos no Novembro Azul, campanha de prevenção do câncer de próstata. Você sabia que o câncer de próstata é o mais comum no homem? E que, quando se faz o diagnóstico precoce, aumenta a chance de cura em até 100%? Isso mesmo!

O urologista Wesley de Souza, um dos especialistas que trabalham no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, conversou com a equipe da Secom sobre a doença. No bate-papo, o especialista enfatizou que os cuidados com a saúde do homem começam na infância, além de salientar a importância da qualidade de vida associada à visita periódica ao médico. Confira.

SECOM - Quando falamos em saúde do homem, há uma idade determinante para que isso aconteça?

WESLEY DE SOUZA - O cuidado com a saúde do homem começa desde o nascimento. Na criança, por exemplo, começa com o acompanhamento de uma má formação genital, por exemplo. Passando dessa fase, da adolescência, é bem comum a atenção se voltar para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sobretudo nas orientações. Isso porque é a fase de despertar para as questões sexuais, sendo fundamental o especialista orientar sobre a importância do uso do preservativo, sobre as atividades sexuais. Já na fase um pouquinho mais madura, entram as questões propriamente das ISTs, com a possibilidade de aparecimento de doenças como sífilis, gonorreia.

- E a partir dos 40?

Nos casos e histórico familiar e que preencham os quesitos de predisposição ao surgimento do câncer de próstata, como cor preta e obesidade ( IMC acima de 30), o rastreio deve começar aos 45 anos.

- Descartando essa questão da hereditariedade, qual a idade preconizada pelo Ministério da Saúde para dar início ao rastreamento de câncer de próstata?

A partir dos 50 anos é uma idade de corte aceita no mundo. Mas é importante salientar que, no caso de histórico familiar e não preencha os outros requisitos, os cuidados deverão ser tomados a partir dos 45 anos.

- Você falou em rastreamento. Como ele é feito?

Começa na clínica, com a apresentação dos sintomas, histórico familiar para a doença. É bom frisar que sinais e sintomas de câncer de próstata são muito semelhantes tanto na patologia benigna quanto no câncer. E é por isso que é importante a avaliação do especialista, para distinguir cada caso.

- E quanto aos exames?

Os estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Urologia incluem toque retal, que é importante para não somente identificar se a próstata está crescida mas, também, se tem algum nódulo, necessitando, portanto, de um rastreamento mais profundo. Sabemos que 20% dos pacientes que têm câncer de próstata às vezes o PSA (Antigénio Específico da Próstata), a ultrassonografia estão normais. E por isso é tão importante esse exame local da próstata. Isso sem contar com a identificação de hemorroidas, fissuras, tumores.

- O PSA é um dos exames de rastreio, certo?

O PSA serve para medir a concentração dessa proteína na corrente sanguínea e é um marcador para a próstata. É importante salientar que o PSA pode estar um pouco alto e o paciente não ter câncer de próstata ou mesmo estar baixo e o paciente ter câncer de próstata. Por isso é fundamental a avaliação do especialista. Patologias como ISTs, infecção no trato urinário, o próprio aumento benigno da próstata fazem com que PSA aumente.

- E os outros exames?

O EAS, que é um exame simples de urina. Ele mostra se o paciente está perdendo proteína, pus, perda de sangue pela urina. A perda de sangue, quando não relacionada a alguma infecção, ela pode significar o início de um pequeno tumor no trajeto, na bexiga. Tem, também, a ultrassonografia, um exame sem efeitos colaterais que possibilita ainda ver a bexiga, por exemplo.

- Quais os sintomas de distúrbios da próstata?

Hesitação urinária é um dos primeiros sintomas. É quando o paciente chega para urinar, mas demora. Tem, também, sobretudo com a evolução da doença, o paciente começa a fazer um pouco de esforço para urinar. Veja bem: se a próstata está acrescida, ou se tem nódulo que atrapalha a dinâmica para o fluxo sair, ele começa a fazer força. E, como a bexiga não esvazia por completo, o paciente tem que urinar com mais frequência.

- Como se faz o diagnóstico de câncer de próstata?

Se há um conjunto de somatório de dados que induz o especialista a acreditar que o paciente tenha câncer, ele é submetido a uma biópsia.

- Vamos falar sobre tratamento?

Depende do tipo histológico que foi encontrado. Há vários tipos de tumor. Vai depender, também, da localização do tumor. Quando temos um diagnóstico precoce, há a chance de deixar o paciente curado através de uma cirurgia, radioterapia. Em casos mais avançados, a maioria das vezes se usa hormonoterapia e até quimioterapia. Nesse caso, as chances de cura já reduz. Por isso a importância dos cuidados periódicos, através de exames, consulta com especialista.

- Qualidade de vida associada ao cuidado periódico ainda é o melhor caminho?

Sim. O paciente deve ter uma vida saudável, com a prática de atividade física pelo menos cinco vezes por semana por 30 minutos; que diminua a ingestão de sal e açúcar; mantenha-se hidratado; e que tenha cuidado com a saúde. Que procure atendimento médico, na Unidade de Saúde, e, a medida da demanda, vá ao especialista. (Secom/PMS)

Leia também:

Brasil registra 92 mortes e 12,6 mil novos casos de covid-19
Rio de Janeiro registra mais 2 mortes por varíola dos macacos
Novembro Azul: inscrições abertas para palestras sobre saúde 
Cachoeiro alerta para baixa procura pelas doses contra Covid
Linhares amplia a oferta da vacina HPV para os meninos
Covid: vacinação sem agendamento em 26 US de Cariacica
Novembro azul: Serra + Cidadã terá Vila da Saúde do homem
Serra abre nesta segunda (7) novas vagas para vacinação
Novembro Azul: confira ações que serão ofertadas na Serra
Novembro Azul: programação especial para os homens

TAGS: 
SERRA | NOVEMBRO AZUL | CURA | CÂNCER | HOMENS