SAÚDE

Novembro Azul: US de Cachoeiro têm programação especial

Semus mobilizará unidades básicas de saúde para realização de ações alusivas à campanha

Em 04/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMCI

De acordo com a Semus, um dos principais objetivos da campanha é alertar o público masculino sobre os altos índices do câncer de próstata.

Com a conclusão das atividades do Outubro Rosa, direcionadas aos cuidados com o público feminino, as atenções, agora, se voltam à campanha do Novembro Azul, período de conscientização e promoção da saúde do homem, com foco, em especial, na prevenção do câncer de próstata.

Ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro mobilizará unidades básicas de saúde (UBS) e outros equipamentos públicos para a realização de ações alusivas à campanha, que incluem consultas, palestras e oferta de exames como o antígeno prostático específico (PSA), procedimento usado para rastreamento do câncer de próstata.

No próximo dia 26, será realizado um evento na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”, bairro Santo Antônio, com a disponibilização de diversos serviços alusivos ao Novembro Azul.

De acordo com a Semus, um dos principais objetivos da campanha é alertar o público masculino sobre os altos índices do câncer de próstata. Em média, 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença, e cerca de 3 milhões vivem com ela.

“Sabemos que muitos homens resistem em buscar atendimentos em saúde. Por isso, o mês de novembro é um excelente ocasião para trabalharmos na conscientização desse público, sobre a importância da realização de exames preventivos, em especial, o de câncer de próstata, procedimento que, infelizmente, ainda é cercado de preconceitos”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro.

Confira a programação completa da campanha no site www.cachoeiro.es.gov.br/novembroazul2022.

Acesso ao exame preventivo

 A Semus realiza, durante todo o ano, encaminhamentos para que homens possam fazer exame preventivo de câncer prostático.

O Ministério da Saúde recomenda, para homens com mais de 50 anos, a ida ao médico para avaliar a necessidade de um exame. Para homens negros, ou aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se a realização desses exames a partir dos 45 anos.

Os homens que se enquadram no grupos etários especificados pelo Ministério da Saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências, para receber um atendimento com o clínico geral, que irá avaliar a necessidade de encaminhamento para um urologista, no Centro Regional de Especialidades (CRE). O especialista solicitará os exames adequados para o diagnóstico da doença.

Próximas ações do Novembro Azul 

5 de novembro 

8h às 11h – Quadra do Basiléia – Solicitação de PSA, Realização de testes rápidos de IST”s, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, palestra sobre a saúde do homem com o tema “A consciência e a prevenção ajuda a viver mais e melhor”.

8h às 12h – UBS Aquidaban – Realização de teste rápido de IST’s, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, solicitação de exames, vacinação, torneio de futebol masculino.

11 de novembro 

8h às 11h – UBS BNH de Cima – Realização de testes rápidos e no dia 25 de novembro, na quadra, ação com orientações sobre a prevenção do câncer de próstata; solicitação de exames de rotina e PSA para público-alvo. 

A partir das 8h – UBS Vila Rica – Roda de Conversa com Psicólogo Wanderson e enfermeira Roberta, solicitação de PSA, realização de testes rápidos de IST’s. (Secom/PMCI)

Leia também:

Vacinação sem agendamento em oito pontos da Serra
> ​9 mil vagas de agendamento para vacina nesta sexta (4)
Novembro azul: Aracruz realiza ações de prevenção ao câncer
Unidades de Viana realizam ações para saúde do homem
Novembro Azul: US promovem ações para saúde masculina
ES alcança 67% de cobertura vacinal contra poliomielite
Serra abre nesta quinta-feira (3) novas vagas de vacinação
Serra: Feriado com vacinação sem agendamento em Shopping
Serra abre nesta segunda (31) novas vagas para vacinação
Espírito Santo tem uma estabilidade em casos de dengue

TAGS: 
UNIDADES DE SAÚDE | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | SEMUS | NOVEMBRO AZUL | AÇÕES