SAÚDE

Novembro Azul: US promovem ações para saúde masculina

Unidades de saúde de Vitória promovem ações do novembro azul para saúde dos homens

Em 03/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini/PMV

Dentre as ações preparadas pelas equipes estão rodas de conversa e palestras, com temas como: acidentes, câncer de boca, tabagismo, alcoolismo e câncer de próstata.

Durante o mês de Novembro, as unidades de saúde de Vitória desenvolverão diversas atividades para chamar a atenção dos homens sobre os cuidados necessários para a manutenção da saúde. As ações são alusivas ao movimento "Novembro Azul".

Dentre as ações preparadas pelas equipes estão rodas de conversa e palestras, com temas como: acidentes, câncer de boca, tabagismo, alcoolismo e câncer de próstata.

A referência em Saúde do Homem de Vitória, Ludmila Coelho Rabelo, explica que o "Novembro Azul" reforça junto aos homens a importância do cuidado com a saúde como um direito à uma vida longa e saudável.

"O papel do homem, enquanto filho, irmão, amigo, companheiro, pai, tio, trabalhador, avô, e tantos outros, é muito importante. Por isso, as unidades básicas de saúde são espaços preparados para atender esse público, com profissionais capacitados para orientá-lo quanto a hábitos saudáveis, exames a serem feitos e todo o acompanhamento para promoção, prevenção ou recuperação da saúde", explica Ludmila.

Programação Novembro Azul

  • 04/11 (sexta-feira) - Pela manhã, na Unidade Basica de Saúde (UBS) Fonte Grande, haverá orientações com distribuição de panfletos aos homens que estiverem no local sobre alcoolismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e câncer de próstata;
  • 07/11(segunda-feira) - Pela manhã,  na UBS São Cristóvão, haverá orientações sobre prevenção de violências e acidentes;
     
  • 08/11 (terça-feira) - A partir das 13 horas, haverá no hall de entrada da sede da Prefeitura de Vitória: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos para ISTs, auriculoterapia, Reiki, distribuição de kits de higiene bucal, com orientação e prevenção sobre o câncer de boca e vacinação contra Covid-19 e Influenza. As ações serão realizadas pela equipe de saúde da UBS Praia do Suá.
     
  • 10/11 (quinta-feira) - A partir das 8 horas, no Pier da Praia do Suá, haverá aulão de alongamento, com a equipe do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da Praça dos Desejos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos para ISTs, auriculoterapia, Reiki, distribuição de kits de higiene bucal com orientação e prevenção sobre o câncer de boca, vacinação contra Covid-19 e Influenza. As ações serão realizadas pela equipe de saúde da UBS Praia do Suá.
     
  • 11/11, (sexta-feira) - A partir das 8 horas, na Igreja Assembleia de Deus de Alto Tabuazeiro
    haverá aferição de pressão arterial, testes de glicemia, exames de antropometria, vacinação contra Covid-19 e Influenza e testes rápidos contra ISTs.
     
  • 17/11 (quinta-feira) - A partir das 8 horas, na sala de espera da UBS Ilha do Príncipe, haverá 
    atividades educativas sobre: câncer de próstata, tabagismo e pré-natal do parceiro; testes rápidos para ISTs e atualização de vacinas. A unidade vai intensificar visitas domiciliares à população masculina, aplicando questionário sobre a saúde desse público.
     
  • 18/11 (sexta-feira) - A partir das 8 horas, na Praça dos Desejos, haverá aulão de ginástica com a equipe do SOE da Praça dos Desejos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos para ISTs, distribuição de kits de higiene bucal com orientação e prevenção sobre o câncer de boca e vacinação contra Covid-19 e Influenza. As ações serão realizadas pela equipe de saúde da UBS Praia do Suá.
     
  • 18/11 (sexta-feira) - Das17 às 21 horas, no Centro Comunitário de Tabuazeiro, haverá Roda de conversa sobre saúde do homem, com profissionais de saúde da UBS São Cristóvão e com o médico urologista Camilo Milanez.
     
  • 21/11 (segunda-feira) - Pela manhã, na recepção da UBS São Cristóvão, haverá ação educativa sobre doenças comuns ao público masculino.
     
  • 22/11 (terça-feira) - A partir das 8 horas, na UBS Ilha do Príncipe, haverá atividades educativas sobre câncer de próstata, tabagismo e pré-natal do parceiro, testes rápidos para ISTs e atualização de vacinas.
     
  • 28/11 (segunda-feira) - A partir das 8 horas, no auditório da UBS São Cristóvão, haverá palestra para homens trabalhadores da região sobre câncer de próstata. (Secom/PMV)

Leia também:

ES alcança 67% de cobertura vacinal contra poliomielite
Serra abre nesta quinta-feira (3) novas vagas de vacinação
Serra: Feriado com vacinação sem agendamento em Shopping
Serra abre nesta segunda (31) novas vagas para vacinação
Espírito Santo tem uma estabilidade em casos de dengue
Câncer de próstata: Sesa lança a campanha "Novembro Azul"
Serra: sábado (29), tem jornada científica do câncer de mama
Sábado (29) é o último dia de campanha contra a pólio
Sábado (29) é dia de vacinação sem agendamento na Serra
País recebe vacinas da covid para crianças a partir de 6 meses

TAGS:
UNIDADES DE SAÚDE | VITÓRIA | NOVEMBRO AZUL | HOMENS | AÇÕES