CIDADE

Novo ​decreto cria o Distrito Criativo Prainha em Vila Velha

Um dos objetivos da iniciativa é promover diversidade cultural e o desenvolvimento humano

Em 08/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Everton Thiago/PMVV

A partir da criação do Distrito Criativo Prainha, a cidade poderá se candidatar para pertencer à Rede Mundial de Cidades Criativas, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Nesta sexta-feira (08), no Diário Oficial Municipal, foi publicado decreto que institui o Distrito Criativo da Prainha, um espaço destinado ao fomento à criatividade e inovação artísticas e culturais, estimulando-se a economia local, o turismo e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.  

Dentre os objetivos da iniciativa, constam promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano; valorizar a identidade local; oportunizar um espaço igualitário e democrático onde, por intermédio da criatividade e da cultura, os diferentes segmentos sociais possam harmonizar-se; desenvolver ações de disseminação de tecnologia social resultante de um trabalho coletivo, que encontre sustentação e legitimidade no diálogo com a sociedade; estimular o setor empresarial a valorizar seus ativos criativos e inovadores, com a finalidade de promover a competitividade de produtos, bens e serviços cujos insumos primários sejam o talento e a criatividade individual e coletiva locais; entre outros.

As ações do Distrito serão coordenado pelo Comitê do Distrito Criativo Prainha - Vila Velha (CDC - Prainha) formado por representantes do poder público, dos setores cultural, criativo, empresarial e acadêmico e da sociedade civil organizada. 

“O Distrito Criativo é um centro geográfico e organizacional de artes e ofertas culturais, um verdadeiro atrativo para a criatividade e a inovação, incentivando a cultura, a gastronomia e o artesanato, atraindo clientes e empresas culturais e criativas”, afirma o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior.

No dia 24 de agosto, no auditório da Prefeitura, a proposta foi apresentada e discutida com moradores e empreendedores.

Rede Brasileira de Cidades Criativas

A partir da criação do Distrito Criativo Prainha, a cidade poderá se candidatar para pertencer à Rede Mundial de Cidades Criativas, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com base em regulamentação própria da instituição e da futura Rede Brasileira de Cidades Criativas, que está sendo criada pelo Ministério do Turismo (MTur) do Governo Federal.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004, contando com apoio da Organização das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. 

A Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio, contribuindo para seu desenvolvimento e para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. A Rede é composta por 246 cidades, de mais de 80 Estados-membros da UNESCO, sendo que o Brasil possui apenas 10 municípios dos 5.470 existentes no país.

Com a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, o MTur buscará estimular as localidades a usarem o seu capital criativo e inovador para a promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos, fomentando o turismo local e gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Serra realiza operação entulho para inibir o descarte irregular
Prefeitura entrega obras de reformas em escola de Maria Ortiz
Departamento de Assistência Jurídica amplia serviços na Serra
Atrativos turísticos do município de Viana recebem sinalização
Hospital Meridional vai gerar mais de mil empregos em Vitória
Obras da 3ª Ponte começam também no trecho de Vila Velha
Projeto Viana Criativa agita a cidade no feriado prolongado
Assistência Social promove encontro da Rede Suas em Vitória
Prefeitura assina OS para reforma de rede elétrica em escola
Vila Velha realiza transmissão da LOA 2022 no próximo dia 13
Bairros terão atendimentos itinerantes de unidades móveis

TAGS:
VILA VELHA | DISTRITO CRIATIVO PRAINHA | DECRETO | UNESCO | DIÁRIO OFICIAL MUNICIPAL