EDUCAÇÃO

Novo material interativo para educação no trânsito nas escolas

Atividade traz um mapa com várias vias, cruzamentos do trânsito de Vitória.

Em 13/03/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Setran/PMV

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) está com calendário aberto para as atividades de educação para o trânsito nas escolas. Diretores e coordenadores interessados em receber as atividades da Gerência de Educação para o Trânsito podem fazer a solicitação pelo Fala Vitória 156.

Além das atividades já realizadas, a Setran desenvolveu, em parceria com a Subsecretaria de Comunicação, uma nova atividade interativa para desenvolver com as crianças nas escolas.

Trata-se da atividade “Onde é o Seu Lugar no Trânsito?”. As crianças recebem um mapa com várias vias, cruzamentos, semáforos e demais componentes do trânsito e também adesivos de veículos e pessoas. O objetivo é que elas destaquem os adesivos e coloquem nos lugares corretos do mapa.

“Essas atividades transformam as crianças em multiplicadoras. Os ensinamentos que elas aprendem são transmitidos a outros coleguinhas e aos familiares. Dessa forma elas aprendem desde cedo uma cultura de paz e educação no trânsito”, disse a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim.

Atividades

O novo material é entregue às crianças depois que as equipes da Setran realizam uma série de atividades que ensinam sobre as leis de trânsito.

Com a brincadeira "Minitrânsito", os pequenos aprendem sobre o funcionamento de semáforos, importância do uso da faixa de pedestres e outros.

“A atividade vai complementar tudo que ensinamos para as crianças durante nossas ações nas escolas”, disse Adriana Sossai, gerente de Educação para o Trânsito da Setran.

Como participar

Todas as escolas de Vitória, sejam elas públicas ou particulares, podem agendar a realização das atividades educativas nas escolas. Para isso, basta realizar a solicitação pelo telefone Fala Vitória 156. (Com informações da Prefeitura de Vitória)