MOTOR

Novo projeto de lei quer fim da venda de carros a combustão

Pelo projeto, entre 2035 e 2045, os veículos comerciais leves e pesados poderão ser híbridos.

Em 23/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Pixabay – Oil and Eletric

Pelo texto, o PL 295/2023 determina que “será permitida apenas a venda de veículos novos, de fabricação nacional ou importados, a tração elétrica.

O ano de 2035 está sendo encarado como o ponto de virada para os carros elétricos, pois, vários governos e fabricantes de veículos “dataram” seus carros a combustão no referido ano.

Aqui, a conversa é a hibridização flex e nada muito distante disso em termos práticos, porém, já existem projetos que querem colocar uma data para o mercado nacional não vender mais carros a combustão.

Neste mês de fevereiro, o deputado federal Capitão Alberto Neto, protocolou o Projeto de Lei 295/2023, que determina o fim da comercialização de veículos novos com motor a combustão a partir de 2035.

Pelo texto, o PL 295/2023 determina que “será permitida apenas a venda de veículos novos, de fabricação nacional ou importados, a tração elétrica, vedado o uso de motor a combustão interna”.

A mudança inclui os seguintes tipos de veículos, como ciclomotor; motoneta; motocicleta; triciclo; quadriciclo; automóvel; caminhonete; camioneta; utilitário e bonde.

Para outros tipos, o projeto determina que “pelo menos 50% de cada modelo, de fabricação nacional ou importado, dos seguintes veículos”, seja elétrico: micro-ônibus; ônibus; caminhão e caminhão-trator.

Já a partir de 1 de janeiro de 2045, o volume dos seguintes tipos será de 100%, sendo eles micro-ônibus; ônibus; caminhão; caminhão-trator; trator de rodas; trator de esteiras e trator misto.

Pelo projeto, entre 2035 e 2045, os veículos comerciais leves e pesados poderão ser híbridos, garantindo assim que pelo menos os motores a combustão interna, com diesel, gasolina ou etanol, continuarão até 2045.

Alberto Neto justifica: “Considerando que o Brasil está engajado nessa busca internacional pela sustentabilidade energética e que o setor de transportes nacional é responsável atualmente por grande parcela das emissões de gás carbono, devido principalmente ao uso de óleo diesel e de gasolina, são necessárias medidas urgentes no sentido de reverter esse quadro”.

O deputado destaca ainda que “vários países da América Latina já possuem metas para elevar a participação da mobilidade elétrica, como Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá e República Dominicana”.

(Por Ricardo de Oliveira, Com informações da Câmara dos Deputados)

Leia também:

Primeiro Plymouth Barracuda 426 Hemi 1970 está à venda
Peugeot 3008/5008 híbridos ganham novo conjunto mecânico
Ford F-150 2023 ao mercado nacional a partir de R$ 470.000
Volkswagen lança plano de cinco anos para acelerar eletrificação
Lexus NX 350h 2023 tem novidades a partir de R$ 364.790
Ferrari tem lucro recorde de quase 1 bilhão de euros em 2022
Nova York vai passar a exigir carros elétricos na Uber em 2030
Audi mostra carro elétrico que vira picape ao toque de um botão
BMW bate 3º recorde consecutivo em vendas de moto no Brasil
Híbrido, Novo Chevrolet Corvette E-Ray tem 664 cavalos

TAGS:
COMBUSTÃO | PROJETO DE LEI | VENDA | ELÉTRICO | CARROS