CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Novo sistema do iPhone terá recurso para limitar uso de apps

Facetime comportará até 32 pessoas, e fotos ganham novos recursos.

Em 04/06/2018 Referência JCC / G1

A Apple apresentou o iOS 12, a nova versão de seu sistema operacional, nesta segunda-feira (4). Entre as mudanças no sistema operacional para iPhones, iPads e iPods, estão a possibilidade de criar atalhos para executar vários apps de uma vez assim que uma frase é dita à Siri, um novo sistema de realidade aumentada e uma nova forma de agrupar notificações recebidas pelo smartphone.

O novo sistema também ganhou controles para limitar o uso de aplicativos, especialmente voltado a pais que queiram reduzir a relação entre seus filhos e o celular. Com isso, será possível configurar o YouTube, por exemplo, para ser usado por apenas 2 horas por dia.

O iOS 12 será liberado para todos os smartphones a partir do iPhone 5s, iPads de quinta geração e iPods de sexta geração, além de chega5r a todos iPad Air e iPad Pro.

A Apple apresentou novidades sobre:

  • iOS 11
  • Realidade aumentada
  • watchOS 4
  • macOS Mohave

iOS

A Apple aplicou uma camada de inteligência artificial à sessão de fotos do iOS 12, que ganhou um refinamento na pesquisa. Com isso, será possível buscar imagens a partir dos eventos ou dos lugares em que ocorreram.

A sessão de fotos do iOS também vai passar sugerir quais são as melhores fotos para serem compartilhadas e, a partir do reconhecimento de quem está na imagem, para quem elas deveriam ser mandadas.

A Apple criou atalhos para aplicativos interagirem melhor com a Siri. Ao abri-los, usuários serão perguntados se querem adicionar um acesso rápido para a assistente pessoal. Se optarem por isso, a partir de um app de viagens, por exemplo, será possível configurar a Siri para exibir detalhes das férias todas as vezes que a frase “Planos de Viagem” for dita.

Esses atalhos podem ser uma combinação de várias ações a serem executadas por diversos apps. Assim, uma frase como “Indo para casa” poderá acionar um aplicativo de navegação que já exiba o caminho mais rápido para casa em conjunto com um serviço de música, já sintonizado em uma lista de músicas pré-selecionada. A Siri também passará a fazer sugestões proativas com mais ênfase, baseadas na atividade das pessoas com seus aplicativos favoritos.

O iOS 12 ganhou um novo jeito de exibir notificações, que serão agrupadas por tipo de aplicativo e não como uma lista contínua. Com isso, avisos enviados pelo Twitter, por exemplo, serão reunidos em um grupo.

A função App Limits mostrará o tempo gasto em cada app, assim como quais serviços enviam mais notificações. Com ele, será possível determinar quanto tempo será gasto em cada aplicativo, como Instagram ou YouTube. Quando o tempo programado para usar um serviço estiver para acabar, o aplicativo enviará um aviso. Quando o tempo se esgotar, o aplicativo será fechado.

Os Animojis, os emojis animados criados para o iPhone X, também foram melhorados no iOS 12. Com eles, é possível usar a câmera para transportar expressões faciais para um emoji. Novos modelos de animojis foram incluídos, como os de tigre, fantasminha e dinossauro.

Outra novidade é que será possível criar animojis a partir da própria imagem captada pela câmera – esse recurso já havia surgido no Galaxy S9, da Samsung, que o chamou de Emoji 3D. No iOS 12, eles serão chamados de Memoji.

O FaceTime foi integrado ao iMessage, aplicativo de mensagens da Apple, e passará a fazer ligações de vídeo em grupo. Até 32 pessoas poderão participar ao mesmo tempo de uma só chamada.

A Apple mesclou os apps de Bolsa, que mostra a movimentação dos mercados, e o de Notícias. Assim, reportagens sobre uma empresa cuja flutuação das ações é acompanhada pelo usuário serão exibidas no mesmo lugar.

O Carplay, integração do iOS com sistemas multimídia de carros, poderá rodar aplicativos terceiros de navegação, como Waze e Google Maps.

Realidade aumentada

O iOS 12 inaugura um novo formato para arquivos de realidade aumentada, à exemplo do que ocorre com os formatos para imagens, como “.JPEG”, “PNG” e "GIF", e para vídeos, como “MOV” ou “MP4”. Chamado de “USDZ”, abreviação para Universal Scene Description, o formato foi criado junto da Pixar e, logo no início, será aceito por plataformas de empresas como Adobe e Autodesk.

O novo formato poderá ser incluído em páginas na web e até combinadas com objetos reais. Imagens criadas em USDZ poderão ser retiradas de um site, por exemplo, e vistas como ficariam em um mundo real. O exemplo exibido durante a apresentação foi o de loja online de guitarras. Fotos do instrumento em USDZ poderiam ser posicionadas sobre uma mesa, captada pela câmera, para mostrar detalhes da guitarra.

Outro exemplo dado é o de um jogo da Lego, que usa a tecnologia da Apple para criar cidades virtuais sobre uma superfície física. Com ele, dois jogadores, cada um com seu celular ou tablet, podem construir edifício digitais, inserir novos personagens --o Batman, talvez-- na plataforma e até espiar o que há dentro dos prédios digitais.

Além disso, um novo aplicativo, chamado “Measure” poderá tirar medidas de objetos físicos. Durante a apresentação, Fiderighi usou o recurso para medir as dimensões de uma mala.

watchOS

Uma das novidades do watchOS 5, o novo sistema para os relógios inteligentes da Apple, é que ele perceberá quando alguém começar a se movimentar e ligará automaticamente o modo exercício. Por exemplo: se alguém começar a correr, o aparelho passará a coletar dados da distância, tempo e velocidade do exercício, sem que seja pré-programado para isso.

Como um dos principais recursos do watchOS é o que mapeia atividades físicas, a Apple criou uma forma de pessoas desafiarem seus amigos a baterem seus níveis de exercício. Outra alteração é que a lista de treinos, que já contava com caminhadas, corridas e natação, passará a contar com exercícios para cadeira de rodas, Yoga e escalada.

O watchOS também poderá servir como um comunicador. A função Walki-Talkie permitirá usar o relógio para conversar com conhecidos por meio da rede celular ou Wi-Fi.

Os atalhos configurados para Siri também poderão ser acessados pelo relógio inteligente da Apple. Outra novidade é que acessar a assistente pessoal dispensará o “Hey, Siri”. Para ativá-la no relógio, bastará levantar o pulso, aproximá-lo da boca e começar a falar. Quem quiser, poderá ainda navegar em páginas da web diretamente pelo Apple Watch.

macOS Mohave

A Apple também apresentou o macOS Mohave, o novo sistema operacional dos computadores Mac, que ganhou novos apps, como o Notícias e Home (que controla eletroeletrônicos e eletrodomésticos conectados), além de um modo noturno, que "desliga as luzes" do sistema.

Uma das novidades, chamada de "Desktop Stacks", organizará os documentos colocados na área de trabalho de forma automática. Se uma foto for arrastada de uma página na web e jogada na área de trabalho, ela será levada para a pasta de imagens.

A pasta de documentos mostrará metadados de arquivos, ou seja, informações que não tratam do conteúdo. Serão exibidos, por exemplo, como o equipamento usado para cria-lo (a câmera e seu modelo, no caso de fotos), a data e se há algum tipo de proteção sobre ele.

O macOS Mohave será integrado de uma forma mais profunda com iPhones e iPad. Chamada de Câmera Contínua, o recurso permite que fotos registradas pela câmera do smartphone ou do tablet sejam integrados diretamente a um documento aberto no Mac.

(Foto: Elijah Nouvelage/Reuters)