EDUCAÇÃO

​Novos cursos para qualificação de mão de obra em Vila Velha

A Prefeitura pretende abrir novas vagas para a qualificação de mão de obra especializada.

Em 28/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Criação de novos polos de formação profissional, implantação de novos eixos temáticos e abertura de novas vagas para qualificação de mão de obra especializada em Vila Velha, ainda em 2023. Essas são as metas compartilhadas pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Everaldo Colodetti, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Em reunião para alinhamento da agenda de prioridades para este ano, Município e Estado fortaleceram suas relações institucionais por meio de parceria, com o objetivo de garantir formação profissional a um número cada vez maior de trabalhadores, em diferentes áreas profissionais de Vila Velha, cidade que em 2021 e 2022 foi a que mais gerou empregos no Espírito Santo. 

Durante o encontro, o secretário Everaldo falou sobre as potencialidades do município, seus setores econômicos mais pujantes e ramos produtivos que mais demandam mão de obra qualificada em Vila Velha:

“Também firmamos o compromisso de aumentar o atendimento dos programas ‘Bolsa Técnica’ e ‘Nossa Bolsa’, e de ampliar o número de polos, cursos (eixos) e vagas do programa ‘Qualificar’, para atendermos às necessidades do mercado, que aumentam mais a cada dia, com a chegada de novos investimentos e empresas, nos mais variados setores”, registrou o secretário.

Estrutura

De acordo com Colodetti, para aumentar a oferta de qualificação em Vila Velha, a Prefeitura vai ceder toda a estrutura física necessária (espaços equipados e adequados para funcionar como salas de aulas), e o Estado entrará com professores, insumos, materiais didáticos e todo apoio logístico para coordenar as atividades que serão realizadas nos polos de formação do município.

“Estamos trabalhando de forma integrada, com total apoio e incentivo do prefeito Arnaldinho Borgo, para a ampliação dos nossos polos de formação profissional. Existe demanda pra isso, há vagas de emprego disponíveis no mercado formal de trabalho, mas ainda falta mão de obra qualificada para diversas funções e setores produtivos. Por isso, estamos em campo fazendo levantamentos para identificar as regiões de Vila Velha ainda não atendidas pelos programas de qualificação e as comunidades que já foram atendidas, mas que necessitam de mais cursos e mais vagas”, explicou.

Demandas

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, informou que a capacidade de entrega do Estado aumentou de forma que, atualmente, a pasta já tem condições de planejar o atendimento de novas demandas por formação técnica e profissional para trabalhadores de Vila Velha. Segundo ele, esta pauta é prioridade para o governador Renato Casagrande, que vê na educação o maior instrumento de justiça social e de cidadania que existe.

“A formação profissional transforma realidades e abre portas para novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. É com esta visão que a gente trabalha e neste contexto Vila Velha se apresenta como grande parceira do Estado. Devido ao adensamento populacional, à expansão urbana e à melhoria do ambiente de negócios, a cidade continua atraindo novas empresas e aumentando a demandas por mão de obra qualificada. Por isso, vamos ampliar o alcance social dos programas ‘Qualificar’, ‘Nossa Bolsa’ e ‘Bolsa Técnica’, de modo a garantirmos novos cursos e maior número de vagas, ainda em 2023, para atender às necessidades de formação dos trabalhadores locais”, adiantou Bruno Lamas.

Programa QUALIFICAR

O Programa “Qualificar ES” nasceu em maio de 2019, com o objetivo de promover a qualificação profissional dos cidadãos capixabas. Com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional oferece cursos gratuitos nas mais diversas áreas, contribuindo para a formação profissional de milhares de pessoas em todo o Estado.

Formação Online

O programa “Qualificar” envolve as modalidades presencial, semipresencial e online. Só na modalidade de cursos online foram abertas 20 mil vagas para os cursos de Auxiliar Administrativo; Aprendizagem Maker (Novo); Auxiliar de Creche; Decoração de Festas (Novo); Educação Especial e Inclusiva; Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas; Inglês Básico; Secretaria Escolar; Segurança do Trabalho; Word e Excel. As inscrições começaram no último dia 14 e se encerraram nesta segunda-feira (27).

Polos de Vila Velha

Em Vila Velha, o programa “Qualificar” mantém atividades em 13 polos de formação profissional, distribuídos por vários bairros da cidade. Confira, abaixo, os polos em funcionamento, os locais das aulas, os cursos oferecidos e o número de vagas: 

POLO 1 - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE NORMÍLIA DA CUNHA (CASARÃO)
Endereço: Rua Brasília, nº 100, Bairro Normília da Cunha
Curso de Assistente de Logística - 25 vagas
Curso de Assistente de Secretaria Escolar - 25 vagas
Curso de Porteiro - 25 vagas

POLO 2 - PROJETO SOCIAL VINDE A MIM
Endereço: Rua São Judas Tadeu, nº 99, Bairro 1º de Maio
Curso de Cuidador de Idosos - 30 vagas PORTEIRO – 30 vagas
Curso de Porteiro - 30 vagas

POLO 3 - IGREJA MINISTÉRIO ABA PAI EM VILA VELHA
Endereço: Rua Pinheiro Júnior, nº 22, Bairro Argolas 
Curso de Agente Comunitário de Saúde - 30 vagas
Curso de Assistente de Secretaria Escolar - 30 vagas

POLO 4 - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE SANTOS DUMONT
Endereço: Rua São Judas Tadeu, nº 99 – Bairro 1º de Maio
Curso de Porteiro - 30 vagas
Curso de Cuidador de Idosos - 30 vagas

POLO 5 - FUNDAÇÃO CLÍNICA CARMÉM LÚCIA
Endereço: Rodovia do Sol, s/n, Quadra 22, Lote 08, Barra do Jucu
Curso de Auxiliar de Cozinha - 30 vagas
Curso de Comida de Boteco - 30 vagas

POLO 6 - EEEFM ADOLFINA ZAMPROGNO
Endereço: Rua Sebastião Gaíba, s/n, Bairro Vila Garrido
Curso de Fotografia - 30 vagas
Curso de Assistente de Logística Portuária - 30 vagas
Curso de Assistente de Secretaria Escolar - 30 vagas

POLO 7 – CASA DO MENINO
Endereço: Rua Princesa Isabel, s/n, Bairro São Torquato
Curso de Informática - 20 vagas
Curso de Excel - 20 vagas

POLO 8 – MOVIMENTO COMUNITÁRIO DE SANTA RITA 
Endereço: Rua Fernando Antônio da Silveira, s/n, Bairro Santa Rita
Curso de Técnicas de Atendimento & Vendas - 20 vagas
Curso de Porteiro - 20 vagas

POLO 9 - CENTRO DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DE TERRA VERMELHA
Endereço: Avenida Líbano, nº 26, Bairro Jabaeté
Curso de Assistente Administrativo - 25 vagas

POLO 10 - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE CRISTOVÃO COLOMBO
Endereço: Rua Antônio Gonzaga, s/n, Bairro Cristóvão Colombo
Curso de Assistente Administrativo - 20 vagas
Curso de Assistente de Secretaria Escolar - 20 vagas
Curso de Agente Comunitário de Saúde - 20 vagas 

POLO 11 - UMEF PROFESSOR PAULO CÉSAR VINHA (CAIC)
Endereço: Rua Antônio Elias do Espírito Santo, s/n, Bairro Terra Vermelha
Curso de Auxiliar de Rotinas Administrativas - 30 vagas
Curso de Decoração de Festas - 30 vagas

POLO 12 - EEEFM PROFESSOR GERALDO COSTA ALVES
Endereço: Rua Rubens Braga, s/n, Bairro Boa Vista I
Curso de Porteiro - 30 vagas
Curso de Assistente de Logística Portuário - 30 vagas 

POLO 13 - CEEFMTI PASTOR OLIVEIRA DE ARAÚJO 
Endereço: Avenida Otávio Borin, nº 570, Bairro Cobilândia
Curso de Agente Comunitário de Saúde - 30 vagas
Curso de Assistente de Secretaria Escolar – 30 vagas 

Bolsa Técnica

O Bolsa Técnica foi instituído pela Portaria nº 64-R, de 02 de setembro de 2021, para ofertar bolsas integrais em cursos técnicos presenciais de nível médio, em instituições privadas de ensino do Espírito Santo. O programa integra o Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES), que reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e à distância.
 
O objetivo é garantir a expansão e modernização da Educação Profissional, por meio da oferta de vagas, em conformidade com a demanda do mercado de trabalho, de acordo com a Meta nº 11, do Plano Estadual de Educação, que prevê a ampliação das matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e, pelo menos, 50% da expansão no segmento público.

Nossa Bolsa

O sonho de cursar graduação sem custo, em uma instituição de ensino privada, está cada vez mais perto para os estudantes capixabas. O programa “Nossa Bolsa 2023” concedeu 1.000 bolsas integrais, ou seja, com 100% das mensalidades custeadas pelo Governo do Estado, em 54 cursos de 33 instituições de Ensino Superior privadas, localizadas em 15 municípios do Estado. Este ano, foram disponibilizadas bolsas para os cursos de Direito, Administração, Medicina, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Educação Física, Engenharias, Fisioterapia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, e Tecnologia da Informação, entre outros. As inscrições começaram no dia 23 de janeiro e terminaram no dia 14 de fevereiro. 

Para mais informações, clique aqui. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Prazo de inscrições prorrogadas para o Pré-Enem 2023
Aulas presenciais do Qualificar ES começam nesta terça (28)
Resultado da primeira chamada do Sisu 2023 já está disponível
Inscrições abertas para curso gratuito de língua de sinais
Curso de Empreendedorismo Feminino é sucesso de inscrições 
Alunos da rede de Alfredo Chaves recebem material escolar
Sisu divulga resultado da primeira chamada nesta terça-feira
Secretaria de Educação abre inscrição para Pré-Enem 2023
Inep divulga cartão de confirmação de inscrição do Revalida
Serra vai promover um projeto de libras na escola em 2023

TAGS:
CURSOS | VILA VELHA | MÃO DE OBRA | VAGAS | QUALIFICAÇÃO