POLÍTICA CAPIXABA

Novos residentes em saúde foram acolhidos por Casagrande

São 135 residentes aprovados para os programas de residência médica e multiprofissional.

Em 01/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom-ES

“É muito bom ter um instituto como o ICEPi para fazer a capacitação dos nossos profissionais. A saúde, mais do que nunca, necessita de profissionais capacitados", disse o governador Casagrande..

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta segunda-feira (01), o acolhimento dos 135 residentes aprovados para os programas de residência médica e multiprofissional, promovido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), da Secretaria da Saúde. A solenidade marcou o início das atividades dos programas de residências para 2021 e ocorreu de forma on-line, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro dos Santos.

“É muito bom ter um instituto como o ICEPi para fazer a capacitação dos nossos profissionais. A saúde, mais do que nunca, necessita de profissionais capacitados. Mudamos muitas coisas desde que assumimos o Governo em 2019 para que pudéssemos retomar o fortalecimento da atenção primária. Demos passos importantes em nosso primeiro governo e produzimos muitos resultados. A pandemia está testando todos os nossos limites e o Espírito Santo tem conseguido atender todas as demandas, inclusive, atendendo à demanda de outros Estados. E os profissionais da saúde têm dado grande contribuição”, disse Casagrande.

O secretário Nésio Fernandes, em sua fala de abertura, destacou o investimento do Estado na estratégia de oferta de residências, junto ao ICEPi.

“Estabelecemos essa estratégia ainda no primeiro ano de governo, ampliando as residências no Estado, dentro do conceito de residência em saúde, agregando médica e multiprofissional. Damos um passo importante neste momento e acreditamos que o sistema de saúde precisa se transformar em campo de prática e também de pesquisa aplicada ao SUS”, afirmou o secretário.

Nésio Fernandes também frisou a importância do ambiente de formação, como um espaço “em que se produz o cuidado”, com a uma formação profissional capaz de desenvolver competências e responsabilidades. Ele fez um convite aos novos residentes: “que vocês se percebam e se sintam sujeitos de transformação do Sistema Único de Saúde, e que tenham um alto grau de pertencimento, que consigamos construir uma experiência positiva de consolidação do SUS. Vocês serão a geração formada em tempo de pandemia, uma época de trabalhadores que se formam em um momento ímpar.”

O diretor-geral do ICEPi Fabiano Ribeiro dos Santos, agradeceu a presença de todos novos residentes e parabenizou a toda equipe do Instituto pelo desempenho.

“Estamos no segundo ano de programa de residência e tivemos uma excelente procura e participação. A nossa meta é apostar na formação e inovação, e temos feito com muito orgulho. É um momento não só de acolhimento, mas também de comemoração, por todas as conquistas. Mesmo em um ano difícil, como o de 2020, conseguimos manter os programas e expandi-los”, disse o diretor.

Para os programas de residência médica em Acupuntura, Homeopatia, Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria e Pediatria, 26 alunos foram aprovados; já para o programa de residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Saúde Mental e de Cuidados Paliativos, foram aprovados 127 alunos.

Os novos residentes atuarão em oito municípios capixabas, sendo eles Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Jerônimo Monteiro, Serra, Vila Velha e Vitória.

Ainda na manhã desta segunda-feira (1º), os alunos participaram da aula magna sobre “O papel da Residência na formação do profissional do Sistema Único de Saúde”, ministrada pelo professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista na área de Educação em Saúde, Ricardo Ceccim. Também foi realizada a palestra sobre “Educação na Saúde”, com Marco Aurélio da Ros, professor titular Universidade do Vale do Itajaí.

Ao longo de toda semana, os residentes participarão de atividades on-line, com webinários, além do acolhimento nos campos práticos, realizados pelos coordenadores de cada programa.

ICEPi

Iniciado em março de 2020, os programas de Residências Médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) contam atualmente com a nova turma de 2021, com 241 residentes matriculados.

A estratégia é ofertar programas de forma descentralizada, para garantir a todas regionais do Espírito Santo formação profissional de qualidade e possibilitar a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana. Os municípios de atuação são Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Jerônimo Monteiro, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Para as residências médicas, o programa dispõe das modalidades: Acupuntura; Homeopatia; e Medicina de Família e Comunidade, com duração de dois anos; além de Psiquiatria e Pediatria, com duração de três anos.

Já para o Programa de Residência Multiprofissionais, são oferecidos: Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em Saúde); Saúde da Família; Saúde Mental e Cuidados Paliativos. As modalidades têm carga horária de 60 horas semanais, com duração mínima de dois anos e em regime de dedicação exclusiva. (Cm informações da Assessoria de Comunicação da Sesa)

TÓPICOS:

ESPORTES   |   EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |  SAÚDE   |   ECONOMIA   |   EDUCAÇÃO