CENÁRIO EMPREENDEDOR

O líder-coach: como chegar lá

Nestas equipes, o coach tem a função de incentivar e auxiliar estrategicamente os atletas a alcançarem os melhores resultados.

Em 22/09/2014 Referência Prof. José Luiz Mazolini

O termo “coaching” é um dos mais discutidos atualmente no cenário empresarial.e não se trata apenas de um modismo, significa uma relevante alternativa para líderes que desejam desenvolver equipes de alta performance, independente do tamanho do grupo, alinhadas com os propósitos da empresa focada em resultados.

A palavra “coach”, no meio esportivo, significa técnico ou treinador da equipe. Nestas equipes, o coach tem a função de incentivar e auxiliar estrategicamente os atletas a alcançarem os melhores resultados, através das suas competências, cuja habilidade é uma delas.

“Coache”, do inglês medieval, significa carruagem, ou seja, levar algo, transportar, favorecer a saída de determinado estado para um estado mais satisfatório. Esta palavra foi adaptada para “coach” e exemplifica bem o trabalho do treinador de uma equipe esportiva.

O líder-coach, que as organizações tanto necessitam, é aquele que cria o ambiente ideal para que o liderado aprenda e desenvolva seu potencial criativo. O líder procurado é aquele que mobiliza a equipe através do aprendizado contínuo. É, acima de tudo, aquele que proporciona desenvolvimento de competências antes de exigir performance.

Vale ressaltar, no entanto, que muitos líderes também necessitam de aprendizado para serem coaches. Para isso, existe o “executive coaching”, ou seja, um processo, realizado por profissionais especializados, que orienta e estimula o crescimento do potencial dos executivos, desenvolvendo competências técnicas ou comportamentais.
Na próxima coluna, falaremos do processo de aplicação do “executive coaching”.
Boa leitura.

O autor é diretor-executivo da MAZOLINI CONSULTORIA & MARKETING (www.mazoliniconsultoria.com.br) e (www.jornalcorreiocapixaba.com.br). E-mail: diretoria@mazoliniconsultoria.com.br

Artigo publicado na edição nº 02 do Correio Capixaba, impresso.

Fonte da ilustração: http://www.cursodecoachingcompnl.com.br/