CENÁRIO EMPREENDEDOR

O líder-coach: como chegar lá (parte II)

Como aplicar e desenvolver o processo do executive coaching..

Em 20/01/2015 Referência Prof. José Luiz Mazolini

O processo de executive coaching é composto por sessões individuais com o líder e tem como base a confiança mútua. É aplicável a profissionais que desejam melhorar a performance profissional, querem aprimorar habilidades específicas (por exemplo, a comunicação e o relacionamento interpessoal), sentem a necessidade de mudança em sua carreira, encontram dificuldade na recolocação profissional, sentem resistência em sua equipe de trabalho, entre outras.

A partir da consolidação da base das competências desejadas, cuja habilidade é uma das principais características, o líder passa a aplicar sua capacidade de líder-coach, buscando a formação de novos líderes em sua própria equipe de trabalho.

O líder-coach utiliza ferramentas de liderança de forma a delegar, estimular, dar e receber feedback, mas, acima de tudo, preocupa-se com o desenvolvimento de seus liderados, tanto no aspecto profissional quanto pessoal.

As vantagens do coaching são muitas. Os liderados se beneficiam com o aperfeiçoamento de habilidades que farão a diferença no mercado de trabalho, aumentando, inclusive, sua empregabilidade e valor de mercado. A organização ganha com equipes de alta performance, alinhadas aos objetivos organizacionais.

Os líderes, por sua vez, além de contarem com equipes mais preparadas, ganham uma “escola prática” de liderança, desenvolvendo competências muito além da teoria.

Meta: ser o melhor

Esse é o cenário ideal para o que Peter Senge denominou de learning organizations (organizações que aprendem). Para ele, as empresas são organismos vivos, que evoluem e melhoram, adaptando-se ao novo cenário.

Conscientes de que o cenário está cada vez mais competitivo, é mais do que necessário que as organizações aprendam com seus próprios erros e se adaptem às mudanças e novas regras. Não existe mais lugar para empresas estagnadas ou profissionais acomodados. Esta é a realidade do mundo empresarial moderno.

Organizações que não evoluem estão fadadas ao fracasso e, desta forma, líderes que não mudam também perderão seus lugares no mercado de trabalho.

No dia-a-dia, seja nos trabalhos de orientação que desenvolvemos dentro das empresas, nos treinamentos e palestras que ministramos ou mesmo nas salas de aulas, alertamos os profissionais sobre o grande desafio diário: “ser o melhor do mundo naquilo que faz”.

Não existe outra alternativa. Do contrário, virá outro para assumir o seu lugar. Desejo sucesso, sempre!

Autor: Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor: É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. (www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br).