MEIO AMBIENTE

O que é a maré de tempestade, fenômeno que precede o furacão?

O maior problema é que a maré começa a subir antes mesmo de o furacão tocar a terra.

Em 10/09/2017 Referência JCC / g1

Além dos fortes ventos e da chuva que não para, um outro fenômeno acontece quando um furacão se aproxima da costa. Chamado de maré de tempestade, ele ocorre quando os fortes ventos do furacão, combinados com a baixa pressão atmosférica, empurram a água do oceano para a costa, elevando a maré acima do nível normal do mar e causando enchentes.

O maior problema é que a maré começa a subir antes mesmo de o furacão tocar a terra. O que dificulta os procedimentos de evacuação da população.

"As consequências podem ser bastante perigosas, porque, conforme o furacão vai se aproximando, o vento já vai acelerando e começa a empurrar a água do mar para a costa, antes mesmo de o furacão tocar o solo. Com as chuvas e a enchente, a região acaba ficando totalmente embaixo d'água e a população sem rotas de evacuação", explica o meteorologista Caio Guerra, da Somar.

Foi o que aconteceu em 2005, quando o furacão Katrina se aproximava de Nova Orleans. Em uma região acostumada a receber furacões de categoria 4 e 5, ninguém esperava que o Katrina, classificado como 3, fosse ser tão devastador. Um dia antes de ele chegar à cidade, no entanto, os fortes eventos elevaram a maré, prendendo milhares de pessoas que ainda tentavam evacuar. Mais de mil pessoas morreram.

"Pode ser que tenha a maré de tempestade na chegada do furacão Irma no sul da Flórida, que é onde ele deve chegar com maior intensidade. É o mesmo fenômeno que ocorre quando está ventando muito perto da costa e a maré sobe ou desce, mas em proporções muito maiores", afirma Guerra.

(Foto: Divulgação)