CENÁRIO EMPREENDEDOR

O trabalho na terceira idade.

Atualmente, a concepção de aposentadoria está bem diferente.

Em 24/02/2015 Referência JCC - Prof. José Luiz Mazolini

Quem pensa que terceira idade é sinônimo de inatividade está desatualizado!

Até hoje associamos o aposentado à ociosidade e à imagem daqueles velhinhos de boné jogando damas e alimentando os pombos na praça. Atualmente, a concepção de aposentadoria está bem diferente e, ao invés de ser desejada, chega a ser temida por muitos. Afinal, como se adaptar a uma vida de ociosidade depois de anos de trabalho?

Para alguns o fim da vida profissional não é problema. Antes mesmo da aposentadoria, descobrem atividades que preenchem o tempo livre, como o artesanato, por exemplo. Para outros, acostumados à correria do dia-a-dia de uma empresa, a idéia de ficar parado assusta bastante.

Por este motivo, vários estabelecimentos oferecem vagas para pessoas idosas. E estas pessoas não buscam apenas complemento de renda, mas também o bem-estar de se sentir útil e ativo por mais tempo.

A velhice é um processo natural e inevitável, onde ocorrem mudanças significativas de natureza física, psicológica e social, encaradas de formas diferentes pelas pessoas. Aquelas que optam por se manter em atividade evitam um quadro de depressão, que é frequente para quem se depara com um tempo livre que não teve durante toda a vida e ao qual não está habituada.

Psicólogos e terapeutas afirmam que “são inúmeros os benefícios de qualquer atividade, como dirigir um carro, praticar esportes, fazer ioga, pedalar bicicleta, pintar, cantar, dançar, viajar, participar de clubes e serviços voluntários”. A cada dia surgem novos centros de vivência, espalhados por todos os lados, promovendo eventos e atividades das mais variadas modalidades.

O idoso necessita estar em atividade permanente e o objetivo é quebrar os mitos que a sociedade impõe: improdutividade, ausência de compromisso na vida, deterioração da inteligência, falta de espaço profissional, fim da vida sexual, entre outros.

Este quadro tem levado aposentados a se reciclarem e se requalificarem para voltar à ativa e daí surgem profissionais experientes, motivados e inovadores, que interessam muito ao mercado de trabalho.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br e diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.