SAÚDE

Obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças no Brasil

Doença afeta 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos acompanhadas no Sistema Único de Saúde.

Em 03/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Revista Crescer/Globo

O Ministério da Saúde alerta sobre a importância de hábitos saudáveis e alimentação balanceada desde cedo para prevenir doenças.

Hábitos saudáveis têm mais chances de acompanhar a população durante a vida se começarem logo na infância. Por isso, é preciso chamar atenção para a qualidade de vida e rotina alimentar balanceada nesta quinta-feira (3), Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. A estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade. 

A doença afeta 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, e pode trazer consequências preocupantes ao longo da vida. Nessa faixa-etária, 28% das crianças apresentam excesso de peso, um sinal de alerta para o risco de obesidade ainda na infância ou no futuro. Entre os menores de 5 anos, o índice de sobrepeso é de 14,8, sendo 7% já apresentam obesidade. Os dados são de 2019, baseados no Índice de Massa Corporal (IMC) de crianças que são atendidas na Atenção Primária à Saúde (SAPS). 

“Esses números reforçam a importância de ter ambientes saudáveis e promover a educação alimentar desde cedo pode evitar doenças que podem acompanhar durante o desenvolvimento e ao longo de toda a vida, afetando o desempenho escolar e aumentando o risco de vários agravos, como hipertensão e diabetes.”, ressalta o Secretário de atenção Primária, Raphael Parente. 

A pandemia da Covid-19 também agravou a situação e teve impacto importante na alimentação das crianças e adolescentes, além do aumento do sedentarismo. A interrupção significativa na rotina das crianças pode gerar impacto negativo na saúde mental e bem-estar, o que pode provocar um índice ainda maior de jovens com excesso de peso. Os cuidados com a saúde de forma multidisciplinar devem ser intensificados, como a prática de atividade física e escolhas mais saudáveis na alimentação. 

Em 2016, foi proclamada a Década de Ação das Nações Unidas sobre Nutrição (2016 a 2025) e o Brasil lidera as ações, em conjunto com outros governos, para enfrentar os problemas decorrentes da má nutrição, principalmente para o excesso de peso em crianças menores de cinco anos de idade. 

No SUS, o atendimento multidisciplinar garante várias abordagens necessárias para o acompanhamento e tratamento da doença, já que isso também envolve uma mudança de comportamento em casa. O Ministério da Saúde tem investido em diretrizes e ações de prevenção e controle e para melhorar a alimentação na infância. Em 2021, a pasta lançou o Guia Alimentar de bolso para menores de 2 anos, com orientações para introdução alimentar correta a partir dos seis meses. 

Prevenção 

A obesidade infantil é resultado de uma série complexa de fatores genéticos, comportamentais, que atuam em vários contextos: familiar, escolar, social. Fatores que podem ocorrer ainda na gestação podem influenciar, como a nutrição inadequada da mãe e o excesso de peso. Também pode envolver um aleitamento materno de curta duração e introdução de alimentos de forma inadequada. 

Crianças com obesidade correm riscos de desenvolverem doenças nas articulações e nos ossos, diabetes e doenças cardíacas. Para evitar esses riscos, é essencial que a introdução alimentar seja feita no período correto (a partir dos 6 meses, após o período de aleitamento materno exclusivo) e com os alimentos balanceados. Se esse período não tiver o cuidado e atenção necessários, as crianças ficam expostas cada vez mais cedo aos alimentos ultraprocessados e industrializados. 

Os salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados devem sair de cena e dar mais espaço aos alimentos que já conhecemos bem, como arroz, feijão, legumes e frutas. Portanto, o acesso à informação sobre escolhas mais saudáveis para as famílias, profissionais de saúde, cuidadores e responsáveis é fundamental para combater o problema. 

Ações estratégicas 

O Ministério da Saúde lançará, em julho, a Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja) e a Campanha Nacional de Prevenção à Obesidade Infantil. O objetivo da pasta é investir ainda mais na melhoria da saúde e da nutrição das crianças brasileiras. As ações apoiarão os municípios no planejamento, implementação, monitoramento de ações e intervenções na Atenção Primária à Saúde. 

Também será lançado um sistema online que permitirá que os gestores municipais de saúde façam o acompanhamento das ações e cumprimento de metas. Por Nathan Victor - Ministério da Saúde)

Leia também:

ES recebe 123 mil doses da Fiocruz nesta quarta-feira (02)
Saúde antecipa vacina para educação e inicia público em geral
Especialistas alertam para os sintomas da esclerose múltipla
Medidas restritivas podem minimizar possível 3ª onda da covid
Diagnóstico precoce do glaucoma pode evitar perda da visão
Mais 629 mil doses da vacina da Pfizer chegam ao Brasil
ES: Estado anuncia 19.947 procedimentos oftalmológicos
Serra registra queda nos casos de dengue, zika e chicungunya
Surto de sarampo no Norte do país acende sinal de alerta
Covid: Estado do ES recebe mais 191,3 mil doses de vacinas
Covid: Saúde distribuirá mais 6,4 milhões de doses de vacinas
Doença cardíaca é principal causa de morte de mulheres, diz revista
Saúde mental pode ser a causa de dores no corpo, diz Samorai
Dicas de como evitar problemas mais comuns na coluna
Obesidade é fator de risco para perda dos dentes, diz dentista
Cuidados paliativos e terapia de suporte para pacientes covid
> Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid

TAGS:
OBESIDADE | PANDEMIA | GLAUCOMA | VISÃO | DORES | CORPO | PERSONAL | SAÚDE | COVID-19 | CIDADE