ECONOMIA CAPIXABA

Olimpíada do Conhecimento: jovens capixabas transformam suas vidas após o evento

A 8ª Olimpíada do Conhecimento, realizada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, em Belo Horizonte (MG), encerrou-se como o maior evento de educação profissional das Américas.

Em 16/09/2014 Referência JCC

A 8ª Olimpíada do Conhecimento, realizada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, em Belo Horizonte (MG), encerrou-se como o maior evento de educação profissional das Américas. A delegação do Sesi-ES, Senai-ES e Inova Findes desta vez não conquistou medalhas, mas trouxe na bagagem uma experiência inestimável, tomando contato com o que há de mais atual e inovador nas profissões da indústria brasileira e mundial e adquirindo um conhecimento ímpar, primordial nas decisões para o futuro de todos os competidores capixabas envolvidos. A competição foi intensa, mas prevaleceram o espírito de equipe, a confraternização e a amizade entre todos os participantes.

“Participar da Olimpíada do Conhecimento é uma experiência única para todos os envolvidos”, afirma a diretora Regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Solange Siqueira, que também esteve no evento. “Os ganhos não são somente para a indústria capixaba, pois o maior valor adquirido é a experiência dos alunos e a satisfação de suas famílias, que apostaram na educação de Sesi e Senai. É a seriedade de um trabalho que começou lá atrás, na formação das equipes e, posteriormente, no envolvimento dos professores/treinadores, chefes de equipe e das próprias escolas. Trata-se de uma experiência que transforma a vida de todos os envolvidos”, completa a executiva.

“É bonito ver o brilho nos olhos dos meninos do Senai, pois eles têm plena certeza de que escolheram a profissão certa ao virem para a Olimpíada”, atesta a chefe de equipe Christiane Fantin, também docente do Senai de Vitória (Cetec Beira-Mar). “Por tudo o que passaram até chegarem aqui, é nítida a evolução deles nos estudos e também no comprometimento com tudo em suas vidas”, completa Erick Thadeu, docente do Senai Aracruz, que atuou ao lado de Christiane também como chefe de equipe na Olimpíada do Conhecimento.

A evolução dos competidores capixabas vai, de fato, muito além dos estudos. “O envolvimento e a dedicação para a Olimpíada do Conhecimento despertaram o espírito empreendedor em vários deles”, ressalta Christiane Fantin. “Nós, os professores, somos mediadores e trouxemos a realidade do que acontece na competição. Mas eles estão com um olhar para o futuro. A competição terminou, mas a vida profissional? deles, na verdade, começa a partir de agora”, enfatiza Erick Thadeu. “Todos são vitoriosos, pois o conhecimento adquirido e a experiência de fazer novas amizades e até mesmo de viajar pela primeira vez para fora do Estado, como é o caso de vários deles, é inestimável”, finaliza Solange Siqueira.

Conhecimento para o Espírito Santo

A diretora Regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Solange Siqueira, destaca também o envolvimento de executivos e diretores do Sistema Findes, diretores de escolas de Sesi e Senai, e do próprio presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, na Olimpíada do Conhecimento. “Todos ficaram maravilhados com o evento e sem dúvida levarão grandes avanços para suas escolas ou, no caso dos dirigentes, para suas empresas e para o próprio Sistema Findes”, diz Solange, que adianta também: “Em conversas com o nosso presidente Marcos Guerra e diretores do Sistema Findes, podemos assegurar que, pelo menos, três grandes projetos diferentes e inovadores que vimos acontecer na Olimpíada do Conhecimento contemplarão o Espírito Santo. Em breve divulgaremos novas informações”.

 

Fonte: Findes