POLICIA

Operação da Guarda Civil de Vitória apreende carga de cobre

Foram apreendidos entre 400 e 500 quilos de cobre, que iriam para ferro-velho de Cariacica.

Em 14/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMV

Foram apreendidos, aproximadamente, entre 400 e 500 quilos de cabos de cobre e que o material tinha como destinação, um ferro velho, em Cariacica.

Agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória localizaram, na manhã desta quinta-feira (14) uma ocorrência de receptação de cabo de cobre, embaixo da Ponte da Passagem. Dois moradores denunciaram na base da Guarda, localizada na Ponte da Passagem, sobre a caminhonete com o carregamento dos fios e/ou cabos elétricos. O veículo foi interceptado na Avenida Maruipe, em frente ao Hospital Santa Rita.

Os moradores da capital denunciaram e o veículo foi abordado pela Guarda Civil. Condutor, veículo e materiais foram encaminhados para a Delegacia Regional de Vitória e, de lá, para a Delegacia Patrimonial.

O veículo foi interceptado na Avenida Maruipe, em frente ao Hospital Santa Rita. Foto: Secom/PMV

O agente Pratti, da Guarda Civil Municipal de Vitória, conversou, rapidamente, com a reportagem do Correio Capixaba e disse que foram apreendidos, aproximadamente, entre 400 e 500 quilos de cabos de cobre e que o material tinha como destinação, um ferro-velho, em Cariacica.

“Apreendemos o veículo caminhonete, que transportava algo entre 400 e 500 quilos de cabos de cobre, aproximadamente, acrescentando que, segundo o motorista, o material seria entregue em um ferro-velho, no município de Cariacica”, disse Pratti.

Perguntado se essa apreensão determina o fim da cadeia de roubos de fios e cabos elétricos em Vitória, Pratti, foi objetivo e direto.

“Não acredito que seja o fim dessas ações criminosas, mas, posso afirmar que a apreensão de hoje produziu um “baque” enorme para as organizações que praticam esses tipos de crimes”, finalizou o agente Pratti.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e o secretário de Segurança Urbana, Ícaro Ruginsk. Foto: Elizabeth Nader/PMV

Em entrevista coletiva, o secretário de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, quatro pessoas estavam envolvidas na ocorrência, que resultou na apreensão dede fios e cabos de cobre.

"Eles levariam essa fiação para um ferro-velho em Cariacica. A identificação feita pela equipe de inteligência viu a movimentação do veículo após denúncia. Isso é um problema que já está sendo enfrentado há algum tempo e, desde o primeiro dia da gestão, já modificamos a estrutura da Guarda Civil Municipal para prestar esse serviço à população. Essas informações são passadas à Polícia Civil, que dá sequência às investigações", contou o secretário de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, disse que o combate a esse tipo de crime será reforçado na cidade, já que o furto de cabos compromete não apenas a iluminação, mas também a fluidez do trânsito, já que semáforos param de funcionar.

"As pessoas ficam sem iluminação pública e isso gera uma insegurança. As pessoas ficam com medo de sair de casa por falta de iluminação e, além disso, há a questão semafórica. Quando esses cabos são furtados, os semáforos perdem a sincronia, e isso pode gerar congestionamento no trânsito. Por isso, é importante a gente combater todo tipo de furto de cabos e fios de cobre. É um prejuízo de mais de R$ 60 mil por mês ao município. Precisamos reforçar os mecanismos de prevenção, identificar essas pessoas e que elas possam responder criminalmente", ponderou o prefeito. (Matéria atualizada às 19h:30, com informações da Secom/PMV)