SAÚDE

Operação de combate à dengue levou serviços 14 mil pessoas

A Megaoperação de combate à dengue levou orientações a 14 mil pessoas em Cariacica.

Em 13/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/PMC

A operação foi para orientar a população sobre as medidas de monitoramento do Aedes aegypti e intensificar ações de controle do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya nos bairros de maior incidência de notificações.

A Prefeitura de Cariacica encerrou nesta sexta-feira (10) a primeira megaoperação de combate à dengue realizada no município em 2023. Ao todo, 14 mil pessoas receberam orientações e 7.244 residências foram visitadas. A ação foi uma parceria das secretarias de Saúde, Serviços, Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente e Educação.

A operação foi para orientar a população sobre as medidas de monitoramento do Aedes aegypti e intensificar ações de controle do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya nos bairros de maior incidência de notificações. Ao todo, mais de 100 servidores estiveram envolvidos no trabalho, que foi realizado entre segunda (6) e esta sexta-feira (10).

Nestes cinco dias de operação o carro fumacê circulou por 41 bairros. Além disso, foi realizado o bloqueio (aplicação de inseticida em locais com mais casos) em 60 quarteirões dos bairros Alto Lage, Itacibá, Tucum, Castelo Branco, Cariacica-Sede e Jardim América, além de 6 mil metros de valões tratados.

As atividades também foram desenvolvidas com os alunos da rede municipal de ensino por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms). Cinco escolas foram visitadas e 852 alunos participaram das ações.

Já as ações de limpeza e recolhimento de entulhos foram desenvolvidos pelas equipes da Secretaria de Serviços.

Nesta sexta-feira (10) as equipes finalizaram o trabalho da megaoperação no bairro Jardim América. Os agentes de combate às endemias visitaram residências para repassar orientações aos moradores sobre procedimentos para prevenção e combate aos focos do mosquito.

“A dengue é uma doença muito séria. O pessoal não leva a sério, mas ela mata muita gente por ano. E é muito importante a gente se prevenir”, destacou Dhener Pratti Costa, morador do bairro de Jardim América. (Semco/PMC)

Leia também:

Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal 
Himaba fará agendamento de consultas apenas por telefone
Em três anos de pandemia de covid, ciência e vírus evoluíram
Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
Sábado é dia de mutirão de combate à Dengue em Vitória
Vila Velha realiza vacinação sem agendamento neste sábado
Vacinação será intensificada em Domingos Martins neste mês
Linhares continua aplicando testes de dengue nas UBS
Aracruz alerta para aumento dos números de casos de dengue
Serra faz um alerta para o uso de pomadas modeladoras
Covid-19: Prefeitura de Linhares fará mutirão neste sábado

TAGS:
CARIACICA | DENGUE | COMBATE | SERVIÇOS | ORIENTAÇÕES