NEGÓCIOS

Organização Internacional do Café chefiada por brasileira

A 1ª mulher a liderar a entidade, cafeicultora brasileira Vanusia Nogueira será diretora da OIC.

Em 11/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Emater-MG/Divulgação(Forbes)

A cafeicultora brasileira​ Vanusia Nogueira substituirá outro brasileiro, José Sette, que estava à frente da organização desde 2017.

Os países membros da Organização Internacional do Café (OIC), principal órgão intergovernamental que trata das questões globais do produto agrícola, elegeram nesta quinta-feira a cafeicultora brasileira Vanusia Nogueira como a nova diretora-executiva, a primeira mulher a liderar a entidade.

A mudança na OIC acontece à medida que aumenta a pressão na indústria global de café, bem como em outros setores de processamento de alimentos, como o cacau, por um ambiente mais sustentável e justo, principalmente no que diz respeito aos agricultores.

Os cafeicultores de todo o mundo vêm sofrendo pressão nos últimos anos devido ao retorno financeiro insuficiente da atividade, o que tem causado o abandono de fazendas em lugares como a América Central, aumentando os fluxos de imigração ilegal para os Estados Unidos.

Mas os preços subiram para um pico de 10 anos nas últimas semanas, depois que o clima severo prejudicou a produção no maior produtor do Brasil no ano passado.

Nogueira substituirá outro brasileiro, José Sette, que estava à frente da organização desde 2017.

Ela disse em um comunicado que está ciente dos desafios que o setor enfrenta.

“Vamos buscar a coordenação setorial para trabalhar em questões prioritárias como renda próspera e bem-estar para cobrir custos e possibilitar uma vida digna aos produtores”, disse ela.

A nova líder afirmou que espera trabalhar para ampliar a transparência do mercado, propor e implementar políticas globais de financiamento, com foco na produção e fornecimento sustentáveis, bem como no consumo responsável.

Nogueira vem de uma família tradicional produtora de café no Brasil e já dirigiu a associação de cafés especiais do país. Ela também esteve entre os organizadores do Fórum Mundial de Produtores de Café (WCPF), sem fins lucrativos. (Por Marcelo Teixeira - REUTERS - Nova York)

Leia também:

ArcelorMittal amplia lucro, receita e Ebitda no 4º tri de 2021
MPF defende rejeição de compra da Oi por TIM, Claro e Vivo
SERRA: Inscritos para curso devem apresentar documentos
Vale inicia obras para eliminar barragem em Itabira (MG)
Serra realiza workshop gratuito para mulher empreendedora
Após chuvas, Vale, Samarco e Usiminas retomam operações
Curso com 500 vagas para quem quer aprender a empreender
Os empresários não podem se omitir da política, diz Schalka
Samarco e credores falham em conversas para fechar acordo
Portocel entra na rota dos navios para movimentar granito

TAGS:
CAFEICULTORA | BRASILEIRA | DIRETORIA | OIC | EXECUTIVA | ENTIDADE