CENÁRIO EMPREENDEDOR

Organizar para crescer

Com o passar dos tempos, os homens foram substituídos por máquinas,

Em 27/01/2015 Referência Prof. José Luiz Mazolini

Com o passar do tempo, o homem foi substituído por máquinas, fazendo com que mais pessoas passassem para a condição de desempregados. Como maneira mais fácil e honesta, as pessoas se tornaram trabalhadoras de rua (chamados de camelôs).

Apesar de não lhes dar nunhum tipo de garantiaou benefício,com isto eles conseguem o sustento da família, mantendo seu padrão de vida.Estima-se queo trabalho informal absorva hoje aproximadamente 50% da ocupação dos brasileiros.

Aos poucos, esta realidade está mudando, através da criação de programas de incentivo à formalidade implementados pelo Governo Federal, para beneficiar trabalhadores informais, que vivem de pequenos negócios e prestação de serviços.

Vendedores ambulantes, artesãos, barbeiros, borracheiros, carroceiros fazem parte da lista de 471 atividades que se enquadram como “Empreendedor Individual”, identificado pela siglaMEI.

Ou seja: quem trabalha por conta própria pode – ou melhor, deve – perfeitamentepassar a ser reconhecido formalmente como Empreendedor Individual, também conquistando direitos e oportunidades.

Refiro-me a um programa que visa a formalizarestes trabalhadores,lançado em julho de 2009. O “EI” beneficia profissionais com faturamento máximo de R$ 60 mil por ano e que possuem apenas um empregado contratado com salário mínimo ou piso da categoria.

Só para se ter uma idéia, o programa fechou 2011 com 1,8 milhão de cadastrados, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio.

Portanto, se você faz parte desse universo de trabalhadores e desejaconquistar direitos e oportunidades, está na hora. A formalização do Empreendedor Individual é feita gratuitamente, somente pela Internet, no saite: www.portaldoempreendedor.gov.br

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br  e diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.